Exercícios para quebrar o gelo em grupos

Escrito por jessica cook | Traduzido por débora santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios para quebrar o gelo em grupos
Atividades que quebram o gelo ajudam a promover a interação entre os membros de um grupo (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Os quebra-gelo são jogos planejados para ajudar pessoas a trabalharem juntas em um grupo. Eles podem ser usados para promover a atividade, ajudar os membros do grupo a se conhecerem melhor ou construir habilidades de trabalho em equipe. Essas quebra-gelo são úteis para grupos de todos os tamanhos e idades e podem ser uma maneira divertida e criativa de começar qualquer reunião de grupo ou empreendimento.

Outras pessoas estão lendo

Fique ativo

Essas atividades para quebrar o gelo vão ajudar os membros do seu grupo a se levantarem e se movimentarem:

Gigantes, Magos e Elfos. Divida o seu grupo em duas equipes. Como no jogo "pedra, papel e tesoura", cada equipe escolhe se quer ser gigante, mago ou elfo a cada rodada. Eles ficam de frente uns pros outros e fazem os gestos dos personagens que escolheram ( gigantes - ficam na ponta dos pés e rugem; magos - agacham-se e fingem lançar um feitiço dizendo algo como "shazam!"; elfos - ficam bem abaixados e colocam as mãos nas orelhas para imitar orelhas pontiagudas enquanto gritam "eeee!"). O líder dirá "Já!" e cada equipe fará a mímica do personagem escolhido; os gigantes ganham dos elfos, elfos ganham dos magos e magos ganham dos gigantes. A equipe vencedora deve tentar capturar o máximo de membros da equipe que perder antes que esses membros fujam ou do tempo acabar. O jogo continua até uma das equipes ter capturado todo o resto dos membros ou até o tempo acabar.

Outros exemplos de jogos incluem charadas, tags e gincanas.

Construindo em equipe

Ajude os membros do seu grupo a trabalharem juntos como uma equipe com as seguintes atividades:

Defenda o ovo. Separe os membros do grupo em grupos pequenos (quatro ou cinco pessoas em cada um). Diga para cada grupo que eles terão que usar os materiais que você fornecerá (é possível escolher a quantidade que dará a eles, pouco ou muito) para criar um dispositivo que impedirá um ovo de rachar quando cair de um lugar alto. Dê às equipes uma certa quantidade de tempo para planejar e construir seus dispositivos e então teste-os.

Outros jogos de construir em equipe incluem Caminhadas da Confiança (um membro da equipe é vendado enquanto o outro o guia por obstáculos) e jogos planejados para se achar interesses em comum (como por exemplo, pedir que todos do grupo escrevam metas e medos, de forma anônima, colocando os papéis dentro de um chapéu para discussão).

Conhecendo um ao outro

Se estiver trabalhando com um grupo de pessoas que não se conhece bem, tente esses jogos para ajudá-los a se sentirem mais confortáveis juntos:

Duas Verdades e Uma Mentira. Peça para que os membros do grupo digam três coisas sobre si mesmos: duas afirmativas devem ser verdade e uma deve ser mentira. Então, o resto dos membros terá que adivinhar qual é a mentira. Você pode incrementar o jogo, pedindo que eles digam duas verdades e uma mentira uns sobre os outros depois de uma breve entrevista em duplas.

Quatro Cantos. Rotule os quatros cantos de um cômodo com Concordo Plenamente, Concordo, Discordo e Discordo Totalmente. Então, leia em voz alta uma lista de declarações e peça para que os membros do grupo se movam para o canto que corresponda às suas opiniões.

Outros exemplos de jogos do tipo "se conhecendo", incluem Caça às pessoas (encontre alguém na sala que tenha_), o Jogo do Doce (pegue o máximo de doces que quiser, e então você terá que dizer um fato sobre você para cada doce que pegou) e Bandeiras Pessoais (Peça para que os membros da equipe desenhem bandeiras que representem coisas importantes sobre eles e depois compartilhem com o grupo).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível