Exercícios para sparring no boxe

Escrito por rona aquino | Traduzido por harry yazawa
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Exercícios para sparring no boxe
Sparring permite que os lutadores descubram e melhorem seus pontos fracos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Além de condições físicas e treinamento de força, sparring é uma parte essencial do treinamento de todos os boxeadores. Ele permite que você pratique a luta usando movimentos ofensivos e defensivos para que esteja bem equipado para lutar no ringue. Sparring não é uma luta real; ele é uma sessão de treino controlado, focado no aprendizado e no melhoramento das habilidades de luta. Tente diferentes rotinas de exercícios para melhorar suas forças e fraquezas como boxeador.

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Níveis

Dois níveis de rotinas de exercícios de sparring incluem sparring de corpo e aberto. O sparring de corpo envolve dois boxeadores socando do pescoço para baixo até a cintura, se qualquer contato com a cabeça. Durante esse nível, os boxeadores ainda são recomendados a usarem equipamento de proteção em caso de socos acidentais na cabeça. O sparring de corpo é um nível iniciante e o objetivo dessa rotina de exercícios nesse nível é diminuir o medo inicial de ser atingido e de também desferir golpes. O sparing aberto é o nível seguinte ao de corpo. As rotinas de exercícios nesse nível incluem socos no corpo e na cabeça.

Shadowboxing

Shadowboxing é uma rotina de exercícios onde dois lutadores lutam boxe sem contato real. Eles se movem ao redor do ringue, desferindo golpes um contra o outro, como se fosse uma luta real. Os lutadores ficam de 15 cm a 30 cm de distância um do outro, para que ninguém seja de fato atingido. Quando estiver fazendo shadowboxing, você pode usar luvas para se acostumar com o peso nas mãos. Preste atenção em seu oponente e responda seus movimentos desferindo seus próprios socos. Mova-se quando ele socar e crie estratégias com seus movimentos quando você perceber aberturas.

Exercício de cinco jabs

A rotina de exercícios de cinco jabs tem contato leve e permite que os lutadores se movam ao redor do ringue e troquem defesas de cinco jabs a cada turno. Cada lutador deve tomar alguns passos em qualquer direção e desferir cinco jabs em qualquer direção ou velocidade enquanto o outro tenta defender. Bloquear também é permitido para melhorar a criatividade nas táticas de defesa. Foque-se em seu balanço enquanto desfere jabs ou defende a si mesmo enquanto o oponente tenta acertá-lo. O objetivo dessa rotina de exercícios de cinco jabs é permitir que você se acostume a desferir e defender ataques. Desfira jabs fáceis; o objetivo não é acertar a pessoa e sim melhorar seu tempo de reação e de defesa. Isso ajudará a melhorar a postura, o balanço e a forma. Evite socar forte e foque-se na técnica; os boxeadores não podem se permitir estar a uma distância menor do que a de um braço.

Máximo de três socos

Essa rotina de exercícios envolve dois boxeadores fazendo sparring com combinações limitadas a três golpes com socos de esquerda e socos de direita a cada turno. Troque turnos com seu oponente desferindo de um a três combinações de jabs apenas, sem ganchos ou uppercuts. Enquanto desfere a combinação, seu oponente não tem permissão de contra-atacar; ele pode apenas bloquear. Isso o preparará para absorver socos em várias combinações. O impacto deve ser leve e focado na melhoria de combinações de soco e nas táticas de defesa.

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