Mais
×

Experimentos científicos com bolor em pão branco e pão integral

Atualizado em 18 julho, 2017

Se você deixar o pão na mesa por muito tempo, provavelmente verá crescer um bolor. Várias espécies de fungos crescem no pão. Eles estão presente no ar ao nosso redor. O bolor do pão nem faz esforço para crescer e é um dos experimentos favoritos das feiras de ciências.

A ciência acontece até mesmo em sua cozinha (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Informações básicas sobre bolor

O bolor é um fungo, não uma planta. Os fungos não fazem fotossíntese com a luz do sol. Eles se alimentam de algo, como o pão, para sobreviver. Muitos cogumelos consomem madeira podre, por exemplo, e existem até fungos que se alimentam de carne. O bolor emite esporos -- parecidos com sementes -- e eles viajam pelo ar. Por isso, o bolor parece crescer do nada. Isso ocorre porque os esporos microscópicos do bolor estão em suspensão ao nosso redor, apenas esperando para encontrar algo úmido e delicioso para se alimentar. O pão embolorado é um problema comum com que os padeiros têm que lidar. Muitos grandes fabricantes de pães misturam químicos e outros conservantes em seus pães para retardar o crescimento do bolor.

Pão branco e pão integral

Existem algumas grandes diferenças entre o pão branco e o integral. O pão integral é feito de grãos não refinados, enquanto o "pão integral branco" é integral, mas feito com outro tipo de grão. O pão branco, por sua vez, é assado com grãos refinados. O processo de refinamento remove certas partes do grão, assim como importantes nutrientes. A qualidade nutritiva desses dois tipos é bem diferente, para humanos e para bolores.

Experimentando com pão branco e integral

Você pode fazer um experimento simples que ilustra como os diferentes ingredientes do pão branco e do integral afetam o crescimento do bolor (se é que afetam). Pegue uma fatia de pão integral e uma de pão branco e coloque-as em pratos separados. Usando uma colher de chá, coloque um pouco de água para que fiquem úmidos, mas não molhados. Coloque os pratos em um local quente e escuro, que não fique no meio do caminho (como o topo da geladeira). Todos os dias, coloque um pouco mais de água de forma que eles fiquem úmidos. Note quanto tempo demora para o bolor crescer em cada fatia de pão.

Variações

Como o bolor cresce facilmente, esse experimento pode ser mais elaborado. Tente ver o que acontece se você colocar uma fatia de cada sobre a geladeira, em comparação com a janela. Coloque diferentes amostras no escuro e outras sob a luz. Você também pode experimentar com pão fresco, feito em seu forno. Faça pão branco usando farinha branca refinada, e o pão integral, usando farinha integral. Veja como o pão caseiro se compara com os pães industrializados, comprados nas lojas. Esse experimento pode ser sobre mais do que apenas sobre o bolor. Ele aborda conceitos como preservação de alimentos e o uso químicos nos pães.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article