×
Loading ...

Experimentos simples de microbiologia

Atualizado em 21 novembro, 2016

A microbiologia é o estudo dos micro-organismos, tais como os protozoários, leveduras, bactérias e vírus. Os cientistas Louis Pasteur e Robert Koch estabeleceram os fundamentos da microbiologia como ciência no século XIX com uma série de experimentos e descobertas envolvendo a preservação de alimentos, fermentação e a produção de antibióticos e vacinas. Embora a microbiologia seja uma ciência complexa, através de experimentos simples você pode mostrar a existência de micro-organismos, seus efeitos sobre o ambiente que os cerca e descobrir fatores importantes para sua sobrevivência.

A microbiologia estuda as bactérias e outros micro-organismos (Chad Baker/Photodisc/Getty Images)

Os micro-organismos benéficos do solo

O nitrogênio é um nutriente importante para a maioria das plantas. No entanto, esse elemento é encontrado principalmente na forma de gás na atmosfera. As plantas não conseguem absorver nitrogênio da atmosfera, mas algumas bactérias que vivem no solo podem converter o nitrogênio gasoso em fixado, o qual pode ser absorvido pelas plantas através das raízes. Demonstre a importância das bactérias fixadoras de nitrogênio cultivando um pé de feijão utilizando solo com, e sem esses micro-organismos. Pegue um pouco de solo fértil de um jardim e faça duas porções. Aqueça uma delas no forno à 205º C por 10 minutos, para matar as bactérias. Plante três sementes em cada amostra de solo e observe a diferença durante o desenvolvimento delas.

Loading...

Condições ótimas para o crescimento de mofo

Três fatias de pão, um conta-gotas, água e sacos plásticos transparentes são os materiais para esse experimento. Utilizando o conta-gotas, crie três diferentes níveis de umidade para as fatias de pão. Por exemplo, duas gotas em uma fatia, sete gotas em outra e 15 gotas na última. Coloque-as em sacos plásticos separados, sele-os e rotule-os, indicando o nível de umidade. Deixe-os no mesmo local e observe o crescimento distinto de mofo conforme o tempo passa. Alternativamente, utilize o mesmo nível de umidade em todas as amostras, mas coloque-as em ambientes com diferentes níveis de luminosidade, como luz solar direta, escuridão completa e sombra, para observar os efeitos da luz no crescimento dos mofos.

Agentes decompositores

Os micro-organismos que vivem no solo também são importantes para reciclar matéria orgânica, acelerando o processo de decomposição. Embora sejam mais abundantes no solo, são encontrados em qualquer lugar, de entranhas dos animais até no ar. Você pode testar as taxas de decomposição em diferentes condições. Coloque três maçãs ou outras frutas, em ambientes distintos: na geladeira, no solo do jardim e em um prato à temperatura ambiente. Durante duas a quatro semanas, observe como a temperatura, umidade e maior contato com micro-organismos interfere no processo de decomposição.

Fermentação do pão

Leveduras secas utilizadas para fazer pão são micro-organismos em estado latente, que se tornam ativos na presença de água ou fontes de carboidratos como farinha e açúcar. Como as leveduras utilizam os carboidratos presentes na massa do pão, elas produzem dióxido de carbono como resíduo, que cria bolhas que fazem a massa crescer. Para observar a produção de dióxido de carbono pelas leveduras, primeiro misture 460 g de farinha, quatro colheres de chá de óleo e um copo de água. Separe a massa em duas amostras. Adicione três colheres de chá de levedura seca em uma das amostras e apenas uma colher de chá na outra. Coloque as amostras em sacos plásticos rotulados e observe a diferença durante a fermentação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...