Extratos de orégano para alívio da tosse

Escrito por sarena fuller | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Extratos de orégano para alívio da tosse
Rapaz tossindo (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Herboristas e praticantes de medicina alternativa usam orégano para tratar resfriados comuns e tosses que os acompanham. Como erva medicinal, ele é particularmente usado para tosses secas e não produtivas, tornando-as muito mais carregadas. O orégano é um expectorante conhecido, que dissolve o muco e ajuda a expeli-lo do corpo. O tipo de orégano usado para tosses secas é chamado de manjerona, ou manjerona selvagem, uma erva perene pertencente à família do hortelã. Ela geralmente é administrada através de chá, mas também pode ser tomada na forma de extrato, também conhecida como tintura.

Outras pessoas estão lendo

Histórico

O nome botânico para a manjerona é Origanum vulgare e ela é nativa do sul da Europa, de partes da Ásia e África do Norte. O nome orégano vem das palavras gregas "oros" e "ganos", que significam "montanha" e "alegria", respectivamente. O aroma da erva é bem forte, lembrando o cheiro da sálvia e, em menor escala o do tomilho. Os gregos consideravam a manjerona muito um símbolo da felicidade, e o sinal das flores dessa planta desabrochando sobre um túmulo significava que a pessoa que partiu encontrou a paz.

Extratos de orégano para alívio da tosse
Manjerona selvagem (Image by Fotolia.com, courtesy of Brett Mulcahy)

Usos médicos tradicionais

A manjerona selvagem era usada na culinária, bem como para aplicações medicinais. Durante séculos, especialmente os gregos a usavam para tudo, desde remédios para venenos até analgésicos. Diz-se que a manjerona é um remédio popular que tem sido usado por anos para tratar resfriados e dores de garganta, junto com problemas brônquicos. Ela foi usada no Egito Antigo como um antisséptico e antibacteriano para desinfetar e promover a cicatrização de feridas, bem como minimizar cicatrizes. Hoje, ela é usada para tratar problemas respiratórios como tosses secas, junto com bronquite, asma e tonsilites.

Efeitos

Como um descongestionante e expectorante, a manjerona alivia os sintomas de resfriados, que incluem dor de garganta, tosse ruidosa ou seca, seios da face congestionados e dores corporais. Como um expectorante, um medicamento que promove e suaviza a produção de muco, a eficácia da manjerona ocorre devido à sua saponina fitoquímica, que tem uma ação estimulante sobre o sistema respiratório. A manjerona também alivia as dores musculares através de um composto orgânico chamado ácido cafeico, um poderoso antioxidante com propriedades anti-inflamatórias potentes.

Dosagem

Quando for ingerir manjerona para tosse seca, praticantes de medicina alternativa geralmente prescrevem um extrato de ervas. Extratos desse tipo ou tinturas consistem em uma solução feita com a mistura de partes de ervas com álcool. A massa de plantas é então removida, restando apenas o óleo puro da erva. Embora a dosagem possa variar de acordo com a marca e o fabricante, a dose comum é constituída por 5 a 10 gotas, seja na água ou no suco. Alternativamente, as gotas podem ser colocadas abaixo da língua.

Extratos de orégano para alívio da tosse
Extrato de ervas (Image by Fotolia.com, courtesy of Jacques PALUT)

Advertências

Assim como todos os remédios de ervas, a manjerona não deve substituir a atenção médica de emergência ou consultas médicas regulares. Aconselha-se que mulheres grávidas ou amamentando evitem essa erva, já que ela também age como um agente que promove o fluxo sanguíneo (menstruação). Já que a manjerona é uma parte da família do hortelã, qualquer um com alergias a ervas desse grupo também deve ter cuidado quando for entrar em contato com ela. Evite contato com a pele, já que a manjerona pode causar irritações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível