Como faço para parar a condensação de água nas aberturas do ar condicionado?

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por claudio silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como faço para parar a condensação de água nas aberturas do ar condicionado?
Se houver condensação nos dutos eles podem se tornar fonte de vazamentos (ventilation ducts image by Ragne Kabanova from Fotolia.com)

A condensação de água é causada por seu vazamento ou o acúmulo de umidade no sistema de ar condicionado. Um pouco de condensação é normal, mas evapora rapidamente, sem causar nenhum problema. Se a condensação permanecer, pode vazar pelas aberturas, manchar o telhado e o chão ou permitir que o mofo cresça nas aberturas e se espalhe por toda a casa. Você pode consertar a maioria dos vazamentos fazendo algumas melhorias em casa e repondo peças.

Outras pessoas estão lendo

Problemas de drenagem

Um dos sistemas mais importantes em seu aparelho de ar condicionado é o evaporador. Ele utiliza uma bobina que resfria as pás do ventilador próximo do ponto de congelamento. O ar é passa sobre essas lâminas, transferindo o seu calor para o evaporador, e é soprado de volta para a casa, agora muito mais frio. Além do calor, ela também retira a umidade do ar, secando-a. O sistema de ar condicionado foi projetado para permitir que a umidade escorra das lâminas para um dreno que a leva para longe da casa.

Se o evaporador ou as lâminas pararem de funcionar, a umidade formará poças e vazamentos que poderão fluir pelas aberturas ou permanecerão condensadas ao redor da unidade. Para identificar o problema, examine as lâminas de evaporação para ter certeza de que estão limpas e livre de congelamentos. A sujeira pode acumular-se nelas, afetando sua eficiência, e a água talvez congele se ficar por muito tempo sobre elas, o que causará problemas quando derreter. Se as lâminas estiverem sujas, limpe-as com um pedaço de pano e água com sabão. Depois, examine as linhas de drenagem para ver se há algum entupimento. Eles fazem com que a água volte cause problemas. Desobstrua e limpe o dreno.

Condensação na canalização

Se notar vazamentos no teto ou no porão, pode ser que a condensação esteja se formando diretamente na canalização. Isso acontece devido a diferença entre a temperatura exterior e a interior, sobretudo quando o ar interior está quente e atrai a umidade, enquanto o ar exterior está frio. Isso causa a condensação das linhas dentro das aberturas. Para impedir a formação de umidade, bloqueie todos os dutos de retorno que são usados exclusivamente para o condicionamento do ar, e não para o aquecimento (se também forem utilizados para o ar quente, deixe-os abertos). Certifique-se de inspecionar o resto da casa, incluindo o encanamento, para encontrar vazamentos que poderiam estar pingando na canalização.

Muitos vazamentos podem ser resolvidos ao substituir ou melhorar a canalização. Dutos antigos podem rachar, enferrujar ou furarem. Se eles estiverem cedendo (situação ideal para o acúmulo de água) ou tiver problemas estruturais substitua o segmento com novas aberturas. Também é possível vedar a canalização com revestimentos feitos especialmente para rachaduras em dutos, que você encontra em lojas de materiais de construção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível