Mais
×

Como falar educadamente com os outros

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As pessoas julgam os outros por aquilo que fazem ou dizem. A forma como você fala com os outros reflete na imagem que você passa. Você deve abordar, de forma educada, os colegas de trabalho, os superiores, os membros da família e os amigos. Se você precisa de um favor ou está tentando se desculpar por um erro que cometeu, expresse-os educadamente para obter os resultados desejados. Todos se sentem mais respeitados durante uma conversa educada, tornando-as mais receptivas ao que você está dizendo.

Instruções

A cortesia ajuda a garantir a comunicação e o sucesso no local de trabalho (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Diga "por favor" sempre que fizer um pedido. Por exemplo, "Por favor, feche a janela" ou "Feche a janela, por favor" é mais educado do que só dizer: "Feche a janela".

  2. Use palavras que o ajudem a suavizar o momento em que você faz uma exigência, como por exemplo: "faria", "poderia", "iria", e "importaria". Use frases interrogativas para tornar os seus pedidos menos agressivos. Por exemplo, "Posso ir embora?" e "Posso me servir uma bebida?" é mais delicado do que dizer: "Vou embora agora", e "Vou buscar uma bebida".

  3. Preste atenção se estiver falando alto. Usar um tom de voz calmo é mais educado do que usar um tom estridente ou pior ainda se o tom de voz for histérico. Por exemplo, se você disser "Eu não quero ir" num tom de voz baixo e calmo, você será interpretado como tendo efetuado um pedido com educação, o que não aconteceria se dissesse a mesma frase num tom estridente, como se estivesse exigindo algo.

  4. Para ser educado use um tom de voz suave. Se o volume do seu discurso permanece igual, o tom empregue pode alterar o significado das suas palavras, desde a raiva e a hostilidade até ao respeito e cortesia. Por exemplo, se você diz "Eu não quero ir" enfatizando as palavras "não" ou "Eu" e mostrar que está irritado usando gestos, você parece indelicado, o que não acontece quando usa um tom de voz calmo, não enfatizando qualquer palavra, nem tão pouco deixando transparecer qualquer emoção.

  5. Peça permissão para falar antes de entrar em uma conversa. Se você perguntar "Posso fazer um comentário?" durante uma reunião de negócios, isso é mais educado do que fazê-lo sem ter pedido autorização, principalmente se estiver interrompendo executivos de alto escalão.

  6. Declare-se de acordo, antes de contradizer ou corrigir alguém. Por exemplo, se o seu professor anuncia o próximo teste para um dia em que você já tem agendado outro teste, tente dizer-lhe: "Eu compreendo que você precisa fazer o teste mais cedo, porque é quando as notas são lançadas, mas..."

Dicas

  • Mesmo se alguém falou de modo rude ou lhe fez se sentir insultado, tente responder de forma educada, pois essa é, muitas vezes, a melhor resposta. Ao falar com educação, você mostra um auto controle da situação, não se irritando.

Aviso

  • Evite ser cortês em excesso. Isso pode ser interpretado como uma atitude sarcástica.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article