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Como falar com uma pessoa nervosa

Escrito por ehow contributor | Traduzido por mariana zambon ferreira
Como falar com uma pessoa nervosa

Calma e autocontrole são as chaves para lidar com uma pessoa nervosa

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Quando conversamos com uma pessoa nervosa, nossa linguagem verbal e não verbal ajuda a aumentar a raiva delas ou fazê-las se acalmarem. Com frequência, escutamos notícias sobre pessoas que perderam o controle e causaram uma crise, machucando pessoas. Não podemos dar nenhuma garantia, porém podemos deixar a situação a nosso favor e ajudar a certificar que todos estejam seguros.

Nível de dificuldade:
Fácil

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Instruções

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    Ao falar com uma pessoa nervosa, lembre-se de como sua mente e seu corpo irão responder. À medida em que a raiva aumenta, as pessoas tendem a entrar num modo de briga ou de voo. Quando isso acontece, seus processos de raciocínio desaceleram, mas sua acuidade sensorial aumenta. Elas tendem a perceber as coisas como mais próximas, mais altas, maiores, mais ameaçadoras, etc. Elas também só querem desabafar e serem ouvidas, por isso é crucial manter essas coisas em mente e usar esse conhecimento para direcionar nossas próprias ações.

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    Saiba reconhecer quando deve procurar ajuda. Se você tiver o mínimo de preocupação, certifique-se de que não está sozinho e que tem uma rota de fuga. As pessoas, às vezes, podem se enervar muito depressa. Não tente cuidar sozinho de uma pessoa com raiva. Caso tenha que falar com uma pessoa nervosa, sempre é melhor pecar pelo excesso. Essas etapas não pretendem implicar que você sempre pode convencer alguém a se acalmar, tampouco são as únicas intervenções. Use seu próprio julgamento.

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    Cuidado com a linguagem não verbal. Lembra daquele ditado: "As ações falam mais alto que as palavras"? Se você for conversar com uma pessoa nervosa, dê a ela um pouco mais de espaço. Evite falar com as mãos, não se incline na direção dela. Aproximar-se muito ou mover as mãos pode ser algo percebido como ameaçador, pois essa pessoa está chateada e, possivelmente, não está pensando de forma racional.

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    Fale num tom calmo, quieto, agradável e numa velocidade mais lenta. É natural imitar as emoções das pessoas com as quais falamos. No entanto, se imitarmos as emoções delas, elevando nossa voz ou ficando bravos (o que seria uma coisa natural a se fazer), então ajudaremos a escalar uma situação que pode ser perigosa. Abaixe o tom de sua voz e fale num tom mais calmo e manso, e a pessoa tenderá a imitá-lo. Além disso, quando as pessoas se chateiam, sua compreensão tende a diminuir e falar um pouco mais devagar pode ajudá-las a escutar o que você está dizendo. Quando isso acontece, você direciona como a situação se desenrola e ajuda a prevenir uma crise.

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    Escute a pessoa e valide seus sentimentos. Com frequência, as pessoas chateadas só querem ser ouvidas. Quanto mais sentem que as pessoas não estão, de fato, escutando-as e cuidando de suas necessidades, mais irão gritar. Infelizmente, há momentos em que fará uso de armas ou outras violências para ser escutada. Não importa o que a pessoa esteja dizendo, escute, e dê a ela sua atenção total. Reconheça suas preocupações, porém não julgue! Não diga "dá para ver que você está com raiva". Frases que rotulam seus sentimentos podem deixar a pessoa com mais raiva ainda. Em vez disso, diga "eu acho que ouvi você dizer que..." ou algo do tipo.

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    Responda "desarmando" verbalmente ao falar com uma pessoa nervosa. Seja receptivo. O que ela quer, de fato, é que alguém a escute e valide seus sentimentos e faça tudo ficar bem de novo. Diga algo que você tenha certeza que é uma resposta positiva. Pode ser um "eu concordo" ou "você tem direito de querer trocar ou obter tratamento...", o que quer que ela queira. Se você notar que a pessoa está ficando mais brava, faça-a saber que você tentará conseguir a assistência que ela quer.

Dicas & Advertências

  • Fique calmo, seja paciente e pense antes de falar com uma pessoa com raiva.
  • Essas são as únicas etapas a serem usadas ao "falar com uma pessoa nervosa". Existem situações que pedem muito mais do que apenas falar. Mais uma vez, use seu bom senso sobre quando chamar ajuda extra, ir embora, etc., se a situação estiver perigosa. No entanto, muitas vezes, uma situação, a princípio, não se apresenta como perigosa, e sim como um cliente, colega de trabalho, etc., que pode se tornar revoltado e você precisará saber como falar com ele.

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