O que é farinha de sorgo?

Escrito por lori rice | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é farinha de sorgo?
A farinha de sorgo é ideal para pessoas com doença celíaca (United States Deparment of Agriculture - Public Domain)

Cereais são usados há séculos como alimentos ao redor de mundo e estão se tornando cada vez mais populares. O sorgo e sua farinha são um exemplo. Ela confere várias propriedades nutricionais, além de variar o sabor e textura de pães e bolos.

Outras pessoas estão lendo

História

Um cereal comum na África e Índia, ao longo da história, o sorgo também é cultivado no Brasil e está se tornando cada vez mais disponível para aquisição dos consumidores. De acordo com o U.S Grains Council, Estados Unidos, ele é o quinto cereal mais importante no mundo. No Brasil, o sorgo é usado há décadas como alimento para os animais, contudo, agora também é visto como uma alternativa para a alimentação humana. Todo o grão é moído em uma farinha que pode ser usada para cozinhar e assar.

Benefícios nutricionais

O maior motivo pelo qual a farinha de sorgo tem ganhado destaque entre os alimentos saudáveis é porque não contém glúten. O glúten é uma proteína encontrada na maioria dos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia. Enquanto algumas pessoas escolhem alimentos sem glúten por causa de uma ligeira intolerância, esse tipo de dieta é essencial para indivíduos com doença celíaca. A doença é uma desordem autoimune causada por uma reação ao glúten que pode resultar em desde má absorção dos nutrientes a severas dores abdominais e sintomas relacionados. Pessoas com doença celíaca precisam de uma dieta livre de glúten, o que torna a farinha do sorgo ideal para cozinhar e assar. O sorgo possui valores nutricionais semelhantes ao do milho, apesar de conter mais proteínas e gorduras, e menos vitamina A.

Usos para a farinha de sorgo

Tradicionalmente, essa farinha tem sido usada para criar panquecas, mingaus, e pães ázimos em diferentes culturas, como na jowar roti, na Índia. Entretanto, está se tornando cada vez mais comum sua inclusão em alimentos assados. Ela pode ser acrescentada em qualquer receita que necessite de farinha, como bolos, biscoitos, pães e muffins.

Considerações para o uso da farinha de sorgo

A farinha de sorgo tem um sabor suave, que pode ser positivo para receitas, pois não acrescenta um paladar diferente ou acentuado. Porém, por causa de sua falta de glúten, influencia na textura dos alimentos. O glúten é usado como um espessante na comida, então, considere usar um outro espessante, como amido de milho, nas receitas quando usar a farinha de sorgo. Além disso, ela produz um alimento mais seco, que esfarela facilmente. Adicionar mais óleo ou outra fonte de gordura, como ovos, pode melhorar a textura. Adicionar fermento ajuda a massa a crescer.

Onde encontrar

A farinha de sorgo pode ser encontrada em muitas lojas especializadas em produtos naturais, na mesma seção que outros cereais e farinhas. Ou também na seção de alimentos sem glúten, se a loja tiver uma. Também pode ser encontrado em mercados de comidas exóticas, e pode estar com outro nome. Por exemplo, na cultura indiana, a farinha de sorgo é denominada "jowar atta".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível