Conhecimento

Fases da lua e mitos

Escrito por beth bartlett | Traduzido por pamela oliveira
Fases da lua e mitos

A lua inspira diversos mitos

Photo courtesy of NASA and the National Space Science Data Center

Como uma parte do céu em constante mudança, a lua inspirou diversos mitos através das eras. Já se acreditou que fases de sua rotação influenciavam a sanidade mental, a fertilidade, o crescimento das plantações, a prosperidade, o nascimento de crianças, dentre outros, e ainda muitos acreditam nesse mitos. Apesar de ninguém poder discutir a influência da lua nas marés, os cientistas ainda são céticos sobre a possibilidade desse vizinho celeste influenciar seu corte de cabelo ou aniversário.

Outras pessoas estão lendo

Lua crescente

A lua tem um ciclo no qual ela passa por momentos em que fica envolta em sombras e momentos em que está cheia, redonda e brilhante a cada trinta dias. Do ponto mais escuro, conhecido como lua nova, a lua começa a crescer ou ficar mais iluminada, seguindo seu ciclo passando pela quarto crescente, crescente convexa até chegar a lua cheia. A lua crescente é a base de diversos mitos folclóricos, como o medo de enterrar os mortos ou de fazer construções com tábuas e pregos. Mas existem aspectos positivos nesses mitos, como esperar prosperidade durante a lua nova, ou fazer as colheitas em períodos de aumento da luz lunar.

Lua minguante

A partir do momento que a lua fica cheia, começa a fase em que ela parece diminuir a olho nu, ou minguar, conforme a fase da sua órbita faz com que parte de sua superfície fique sombreada. Acredita-se que a fase da lua minguante seja um bom momento para mudar hábitos, fazer limpezas, cortar cabelo, desmamar animais e outras tarefas que requerem que as pessoas abandonem possessões ou ideias. Aqueles que consideram a lua em suas crenças, como wiccanos e pagãos, acreditam que na lua minguante é o momento de remover a negatividade e a doença de suas vidas.

Lua cheia

Provavelmente não há fase da lua que inspire tantas mitologias como a lua cheia. Povos antigos acreditavam que a luz da lua pudesse causar ou aumentar a insanidade ou comportamentos violentos. Na verdade, a palavra "lunático" tem origem nessa crença, apesar de não haver evidência científica para sustentá-la. Acreditava-se que lobisomens se transformavam na lua cheia, e muito acreditavam que ela trazia bons resultados para relacionamentos e, até mesmo, para procriação.

Reprodução humana

Os mitos sobre cortejos, acasalamentos e partos são muito ligados as fases da lua; acreditava-se que apenas o fato de uma mulher dormir sob os raios da lua cheia, era suficiente para ela, magicamente, ter uma criança. Diz-se que os feitiços para atrair o amor feitos por corações solitários são realizados sob a lua cheia, e acredita-se que as luas minguantes e crescentes trazem dores no parto.

Jardinagem e agricultura

Outra atividade que evoca os mitos lunares é a jardinagem. Os almanaques ainda trazem os melhores dias para plantio, colheita e preparação de conservas de acordo com as fases da lua. Muitos fazendeiros acreditam que o recolhimento do feno ou retirar as ervas daninhas precisa ser realizado durante a lua minguante, enquanto o plantio das culturas deve ser feito durante o período da lua crescente. Acredita-se que a preparação de conservas, um processo trabalhoso para a preservação de vegetais, funciona melhor durante a lua minguante.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media