Mais
×

Fatos sobre o chacal-de-dorso-negro

O chacal-de-dorso-negro (Canis mesomelas) habita regiões de pradarias desertas do sul e do leste da África. Como muitos outros caninos, eles são adaptáveis​​, sociais e rapidamente aprendem a tirar vantagem de novas oportunidades. Essa é uma das razões pelas quais a espécie consegue viver bem ao lado de seres humanos e, apesar de ser perseguida por matar criações pecuárias, não está em perigo de extinção.

As grandes orelhas do chacal-de-dorso-negro dissipam o calor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Características físicas

Tais chacais tem esse nome por causa da ampla faixa preta em suas costas, o que contrasta com o pelo avermelhado nas laterais e o ventre branco. Os machos tendem a ter cores um pouco mais brilhantes do que as fêmeas. Com cerca de 90 cm de comprimento, os chacais-de-dorso-negro são aproximadamente do tamanho de um cão doméstico. Suas grandes orelhas são uma adaptação geralmente vista em animais do deserto e ajudam a dissipar o excesso de calor.

Alimentação

Chacais são essencialmente carnívoros. Eles obtêm comida tanto pela caça quanto por lixões. Sozinhos eles podem aniquilar pequenas presas, como coelhos, e em grupos geralmente trabalham juntos para caçar animais maiores, como antílopes. Chacais não são avessos a cadáveres ou restos de lixo humano. Em alguns lugares, eles obtêm a maior parte de seus alimentos em lixões. Eles também, às vezes, comem alimentos vegetais, como frutas.

Distribuição e habitat

O chacal-de-dorso-negro habita duas regiões geograficamente separadas da África, uma no sul e outra na costa leste. As duas populações são separadas por mais de 800 km e não ocorre reprodução entre elas, embora não existam diferenças suficientes para serem consideradas subespécies distintas. Chacais-de-dorso-negro preferem um habitat aberto ao invés de vegetação densa, mas, fora isso, eles são adaptáveis. A espécie vive em regiões desérticas, pradarias, savanas, cerrado, campos agrícolas e, até mesmo, nos subúrbios das cidades.

Comportamento

Os chacais-de-dorso-negro são monogâmicos e um par acasalado gera uma pequena matilha, que consiste em sua prole. Os mais jovens costumam deixar a matilha quando completam cerca de um ano de idade. As matilhas às vezes juntam -se em grupos maiores para a caça.

Relacionamento com humanos

Chacais muitas vezes são beneficiados pela atividade humana. A capacidade de adaptação levou os animais a deslocarem-se para as periferias das cidades, onde, como raposas urbanas, conseguem muitos alimentos por meio do lixo. Eles também prosperam em áreas agrícolas, onde podem ser uma ameaça para a criação pecuária, especialmente para galinhas e cordeiros. Chacais não costumam serem uma ameaça para os seres humanos adultos, a menos que o animal seja portador da raiva. As pessoas perseguem-nos especialmente em áreas agrícolas. Eles também são caçados, às vezes, por suas contribuições para a medicina tradicional, pele ou carne. No entanto, a caça não teve nenhum efeito perceptível sobre suas populações, que são estáveis.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article