×
Loading ...

Fatos sobre filhotes de tubarão

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os fatos sobre os filhotes de tubarão dependerão das espécies específicas, embora existam alguns fatos em comum entre todas elas, relacionados à concepção, gestação, parto, sobrevivência e desenvolvimento.

Concepção

Um tubarão fêmea pode acasalar com um macho para se reproduzir. Em pelo menos três casos, com três raças diferentes de tubarão, a fêmea se reproduziu sem nunca ter se acasalado com um macho. Esse processo de reprodução é conhecido como partenogênese e os filhotes desses tubarões eram saudáveis e viveram muito.

Loading...

Gestação

A quantidade de tempo que o filhote é carregado dentro da mãe depende da espécie de tubarão e do tipo de parto realizado pela mãe. A gestação pode durar apenas nove meses ou até 22 meses.

Nascimento

Os tubarões nascem em grupos de um a 100 e em até três maneiras. Algumas espécies põe ovos, enquanto outras carregam os ovos dentro de si até que seja hora deles eclodirem. A maioria deles carrega os filhotes vivos em seus ovidutos e os nutrem através do cordão umbilical.

Sobrevivência

As mães não cuidam de seus filhotes após o nascimento. As espécies que dão a luz aos tubarões vivos fornecem reservas de energia que são armazenadas no fígado dos filhotes, servindo para ajudá-los durante as primeiras semanas de vida. Nesse período, eles aprendem a capturar presas e evitar predadores, os quais incluem outros tubarões.

Desenvolvimento

Os olhos estão entre as primeiras características externas que se desenvolvem totalmente. As barbatanas se desenvolvem dentro dos primeiros 53 dias. O desenvolvimento das outras características depende da espécie, tipo de nascimento e temperatura da água.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...