Mais
×

Como não ficar vermelho quando nervoso

Atualizado em 17 abril, 2017

Ao ser colocado em destaque, se envergonhar ou ser humilhado, pode-se ficar nervoso e suas bochechas ficarem vermelhas. Isso pode ser tão grave que lhe impede de exercer o verdadeiro potencial. Pode-se evitar reuniões sociais ou situações que ativem os nervos e as bochechas vermelhas. Para funcionar normalmente, aprenda a controlar essa situação.

Instruções

Técnicas de respiração podem ajudar a evitar as bochechas vermelhas (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Utilize técnicas de respiração quando se sentir nervoso e prestes a ficar com as bochechas avermelhadas. Inspire profundamente pelo nariz. Encha os pulmões devagar com o máximo de ar possível. Seu estômago deverá estufar. Segure a respiração por dois segundos. Expire o ar pela boca e sinta seu estômago esvaziar completamente. Repita o processo até acalmar os nervos.

  2. Se prepare bem para situações que possam ativar seu nervosismo. Caso você tenha sido avisado sobre uma apresentação ou discurso, pratique com antecedência. Estar bem preparado aumenta sua autoconfiança e pode ajudar a manter os nervos calmos.

  3. Ajuste sua dieta para fortalecer o sistema nervoso e controlar seus nervos. Inclua carboidratos complexos como aveia, macarrão de trigo integral e arroz integral. De acordo com o site Native Remedies, carboidratos complexos liberam serotonina no cérebro e possuem um efeito tranquilizante nos nervos. Coma proteínas, pois elas contêm vitamina B, que fortalece o sistema nervoso. Evite alimentos que estimulem os nervos como a cafeína; beba café descafeinado e chá de ervas.

  4. Faça sessões de terapia cognitiva-comportamental caso a gravidade de seus nervos e bochechas vermelhas influenciem negativamente a sua qualidade de vida. Essa terapia o ajudará a identificar situações e pensamentos que ativam o nervosismo. Isso ajuda a mudar a maneira como responde a certas situações. Você aprenderá a mudar a maneira de pensar e a dessensibilizar situações que desencadeiem o nervosismo.

  5. Tome remédios prescritos para ajudar a controlar os nervos e evitar ficar vermelho. Seu doutor pode prescrever remédios antiansiedade para reduzir a ansiedade e aliviar os nervos. Beta-bloqueadores são outra alternativa, pois reduzem os sintomas que acompanham o nervosismo, como taxa elevada de batimentos cardíacos, tremedeiras e pressão alta.

Dicas

  • Perceba que as pessoas podem nem mesmo perceber que você está vermelho e que isso não é tão grave quanto pensa. Caso converse com alguém e comece a ficar vermelho, continue conversando. Continue interagindo com os outros e eventualmente perceberá que está mais preocupado com isso do que os outros. A vermelhidão desaparecerá quando se acalmar.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article