Como saber se seu filho é genial ou só inteligente

Escrito por michelle johnson | Traduzido por eduardo levy
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como saber se seu filho é genial ou só inteligente
Os pais começam a procurar sinais de que os filhos são geniais na infância (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Uma criança genial é "alguém que mostra, ou tem o potencial de mostrar, um nível excepcional de rendimento em uma ou mais áreas de expressão", de acordo com a Associação Nacional de Crianças Geniais dos Estados Unidos (NAGC). A NAGC estima que cerca de três milhões de crianças em idade escolar -- aproximadamente 6% de todas os estudantes -- podem ser academicamente geniais. Embora todas as crianças geniais possam ser consideradas inteligentes, nem todas as crianças inteligentes são de fato geniais. Pode-se identificar a diferença a partir de algumas pistas sutis.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Preste atenção à intensidade com que a criança mostra certas características. De acordo com o livro "Ajudando as crianças geniais a voar" (Helping Gifted Children Soar), "a diferença entre uma criança inteligente e uma genial com frequência está na intensidade" de traços relacionados ao aprendizado. As crianças inteligentes são curiosas e fazem perguntas a respeito de muitos assuntos, enquanto as geniais mostram curiosidade mais intensa, seja a respeito de todos os assuntos ou de um único assunto que as absorva. As crianças inteligentes trabalham duro, muitas vezes com a motivação de agradar aos outros; já as geniais costumam desenvolver seus próprios projetos de trabalho, com pouca ou nenhuma ajuda alheia.

  2. 2

    Procure por habilidades excepcionais em áreas que não são tradicionalmente associadas à inteligência, pois a genialidade pode aparecer como criatividade ou capacidade excessiva em áreas como música, arte, drama, dança, esportes e liderança.

  3. 3

    Observe se seu filho se esforça muito. As crianças inteligentes muitas vezes têm sucesso porque trabalham diligentemente para se sair bem. No primário, as crianças inteligentes podem demonstrar habilidades excepcionais, como ler antes do normal -- devido aos esforços dos pais de lhes fornecer um ambiente de aprendizagem enriquecido -- mas podem descer ao nível das outras crianças por volta da terceira ou da quarta série, quando enfrentarem desafios mais complexos. As crianças geniais, por outro lado, aprendem de forma rápida e automática, mesmo que os pais não lhe ajudem em nada, sendo em grande medida autodidatas e podendo se sair bem na escola sem grande esforço ou atenção.

  4. 4

    Monitore o estilo de aprendizado do seu filho. As crianças inteligentes tendem a aprender informações de modo reto, linear; elas seguem instruções com facilidade, beneficiam-se de métodos que envolvam repetição e prática e entendem e aprendem bem no ambiente de sala de aula. As crianças geniais, por sua vez, pensam rápido e de modo divergente; entediam-se com as repetições, pois já aprenderam o conceito; preferem descobrir as informações e resolver os problemas por si mesmas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível