Os filmes de animação clássicos da Disney

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os filmes de animação clássicos da Disney
Walt Disney, uma história que se confunde com o próprio cinema (Jason Kempin/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Fundada em 1923 nos Estados Unidos pelos irmãos Walt e Roy Oliver, os estúdios Disney se tornaram um gigante da indústria de entrenenimento mundial. O que começou com pequenas animações, hoje é um império de redes de televisão, parques temáticos, produtos licenciados e produtoras cinematográficas. Walt Disney conseguiu juntar o tino para os negócios com o talento para criar e desenhar personagens que cativavam o público, revolucionando o cinema e a indústria cultural americana. Suas criações marcaram a história e influenciaram várias gerações de crianças e adolescentes. Confira os filmes de animação clássicos da Disney!

Outras pessoas estão lendo

"Branca de Neve e os Sete Anões"

Lançado em 1937, "Branca de Neve e o Sete Anões" foi o primeiro longa-metragem animado de Walt Disney produzido a cores. Tendo como base a história clássica da Branca de Neve, dos irmãos Grimm, a história cativou milhares de pessoas mundo a fora por sua inovadora tecnologia. Tudo indicava que o filme seria um grande fracasso. Levou quatro anos e meio para ser produzido e custou mais de 1,5 milhão de dólares (uma fortuna para aquela época!), porém o rápido sucesso pagou imediatamente o investimeto. O filme foi um divisor de águas no cinema mundial, catapultando os estúdios Disney para a vanguarda do entretenimento, e recebeu a indicação ao prêmio de melhor trilha sonora do Oscar.

Os filmes de animação clássicos da Disney
Branca de Neve é um dos personagens mais famosos do cinema. (Frederick M. Brown/Getty Images Entertainment/Getty Images)

"Fantasia"

O filme "Fantasia" entrou para a história do cinema mundial principalmente por duas razões: uma trilha sonora primorosa e por impulsionar a fama de Mickey Mouse, o personagem protagonista do desenhado animado. Lançado em 1940, "Fantasia" teve problemas em conquistar o público, já que era bem diferente dos outros desenhos da época, focando muito na música clássica. A animação requeria todo um novo sistema de áudio para os cinemas da época, o fantasound, que melhorava em muito a qualidade de som em comparação a outros filmes. Com o tempo, público e crítica se renderam à qualidade do filme. Em 1990, o longa-metragem foi relançado nos cinemas americanos, conseguindo mais de 25 milhões de dólares na estreia.

"A Pequena Sereia"

Baseado no conto do escritor Hans Christian Andersen, "A Pequena Sereia" foi o 28º filme dos estúdios Disney e foi lançado em 1989. Ele marca o renascimento da empresa, que vinha sofrendo grandes fracassos nos anos 1980. O filme custou 40 milhões de dólares e rendeu 200 milhões no mundo todo. Considerado por muitos como a primeira animação que levou a Broadway para o mundo dos desenhos, "A Pequena Sereia" conta a história de uma adolescente que vive no mar, mas que possui uma enorme vontade de conhecer o mundo dos humanos.

"O Rei Leão"

"O Rei Leão" entrou para a história por ter sido, na época, a animação com a maior bilheteria do cinema. A história do pequeno leão Simba conquistou o mundo graças ao carisma de seu vários personagens, como Pumba e Timon. A trama se inspirou em vários outras histórias, como Hamlet, Bambi e até mesmo nas histórias bíblicas de José e Moisés. Foi também recebido de maneira muito favorável pela crítica especializada, ganhando em 1995 o Oscar de melhor trilha sonora e de melhor canção original com "Can you feel the love tonight", interpretada por Elton John.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível