Filmes widescreen vs. full screen

Escrito por rianne hill soriano Google | Traduzido por gilber de oliveira sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Filmes widescreen vs. full screen
Cineastas e cinéfilos preferem widescreen a full screen (Movie dancers image by Vojsek from Fotolia.com)

DVDs estão frequentemente disponíveis em dois formatos: widescreen e full screen. O primeiro é o formato original visto no cinema, enquanto full screen é a versão modificada de um filme para caber na tela das TVs antigas. Enquanto muitos DVDs são lançados agora em ambos os formatos em um único pacote, ainda existem aqueles que são vendidos separadamente. Nesses casos, a escolha depende do tipo de televisão que o consumidor possua.

Outras pessoas estão lendo

TVs full screen vs. widescreen

Para aqueles com TVs widescreen, principalmente as TVs de alta definição, a reprodução de um filme em full screen estende a imagem, o que significa que os atores e todos os demais elementos na tela pareçam anormalmente mais gordos. Para aqueles com TVs full screen, principalmente as TVs mais antigas, ver um filme em formato widescreen aperta a imagem que você vê, o que significa que os atores e tudo o mais na tela tende a parecer mais fino

Proporção de aspecto

Um DVD widescreen possui proporção de 16:9, enquanto um DVD full screen tem uma proporção de 4:3. Tecnicamente falando, essa proporção é a razão entre a largura da imagem em relação à altura, e é expressa em dois números separados por dois pontos. TVs widescreen geralmente requerem uma proporção de 16:9, enquanto as TVs mais antigas requerem uma proporção de 4:3.

Ao assistir a um filme em full screen, quase a metade das imagens (principalmente as nas laterais esquerda e direita mais longe do filme original) são perdidas. DVDs full screen provavelmente terão a mensagem: "Este filme foi modificado de sua versão original". As imagens são recortadas e ligeiramente ampliadas de modo que os recursos visuais caibam na TV em comparação com as telas mais amplas como as de cinema.

Formato Letterbox

Em alguns DVDs, há uma opção para filmes widescreen serem devidamente vistos em uma TV de tela cheia sem redimensionar a imagem. Isso é feito através da seleção da opção que coloca barras pretas na parte superior e inferior do vídeo. Alguns se irritam com isso, que também fazem a imagem ficar menor do que a tela da TV pode acomodar. No entanto, os cineastas e cinéfilos preferem ver tudo o que acontece, especialmente em cenas de tiros, filmes épicos, sci-fi e filmes de aventura, ao ter a versão de tela cheia que corta muito do filme original. Com os formatos widescreen e letterbox, nenhuma parte da imagem é perdida e cada tiro visto originalmente como o diretor fez.

Widescreen anamórfico

Cineastas preferem o formato widescreen mais alongado, chamado de widescreen anamórfico. Que tem uma relação de aspecto 2:35 diferente do tradicional 16:09, o que significa que o filme é 2,35 vezes mais largo do que alto. Muitos apresentações cinematográficas comerciais, especialmente filmes épicos, ficção científica e filmes de aventura, como "Star Wars", "Matrix" e "Senhor dos Anéis" são filmados em proporção 2:35, que também é chamada de CinemaScope. Ao visualizar tais filmes em uma TV de tela cheia usando a opção letterbox, o vídeo fica com barras pretas ainda maiores na parte superior e inferior da tela, em comparação com um filme no formato 16:9.

O futuro dos formatos widescreen e full screen

Apesar do formato full screen ter sido padrão por décadas, o widescreen está rapidamente se tornando uma opção mais popular, não só por causa da disponibilidade de mais TVs HD em comparação com TVs de tela cheia, mas também porque TVs widescreen mantem a composição original dos filmes.

DVDs e TVs full screen estão se tornando obsoletas, semelhante às outras formas como as tecnologias mais antigas como o Betamax, VHS e fitas cassete que já são coisas do passado. Tanto em gravações de TV e câmeras amadoras, a gravação em formato widescreen já é padrão. Os estúdios de cinema, redes de TV e produtores de conteúdo online já estão priorizando versões widescreen.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível