Filos e classes de acácias e formigas

Escrito por skip davis | Traduzido por erick vasconcelos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Filos e classes de acácias e formigas
As formigas adquirem comida do caule e das folhas de uma planta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Formigas e árvores acácias se beneficiam da existência uma da outra. As acácias fornecem as excreções doces de que as formigas se alimentam e estas usam os espinhos da árvore como ninhos. As formigas retribuem o favor atacando herbívoros invertebrados e vertebrados. Elas emitem também maus odores para afastar vertebrados maiores. O relacionamento entre acácias e formigas existe em savanas e florestas tropicais na África e na América Central. As classificações de vida selvagem determinam as formigas sob um filo, e as classificações de plantas colocam as acácias sob um clado ou divisão.

Outras pessoas estão lendo

Arthropoda

Como todos os insetos, as formigas pertencem ao filo Arthropoda. As espécies desse filo são comumente conhecidas como artrópodes. Os artrópodes representam cerca de 75% de todas as espécies vivas no planeta, de acordo com o Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia. O Museu também estima que mais de 10 milhões espécies de artrópodes existam no mundo. Um exoesqueleto, perna com apêndices e corpos segmentados são as características que definem os artrópodes. O filo Arthropoda também inclui crustáceos (lagostas, caranguejos e lagostins), miriápodes (centopeias e milipeias) e aracnídeos (aranhas, carrapatos e escorpiões).

Insecta

Insecta é a classe de artrópodes que representa as formigas. Todas as espécies da classe Insecta são normalmente chamadas de insetos. Algumas características dos insetos são as seis pernas, um par de antenas e pernas com apêndices. Os insetos também três segmentos no corpo: cabeça, tórax e abdômen. O par de antenas ajuda as formigas e outros insetos com sua percepção sensorial. Como outros insetos, as formigas têm olhos compostos -- um par de olhos grandes com até 30.000 unidades óticas conhecidas como omatídeos. As formigas também têm mandíbula para mastigação, como outros insetos.

Angiosperma

As acácias pertencem ao clado das angiospermas do reino Plantae. As angiospermas englobam todas as plantas florosas do mundo, que são aproximadamente 250.000 espécies. Entre elas estão arbustos e árvores, incluindo as acácias. As flores desempenham um papel vital no processo reprodutivo das angiospermas, já que a maioria delas tem órgãos masculinos (estame) e femininos (pistilo). Flores que possuem ambos órgãos sexuais são perfeitas, enquanto flores com apenas um deles são imperfeitas. As acácias selvagens normalmente produzem agrupamentos de flores amarelas ou brancas.

Dicotiledôneas

Dicotiledôneas e monocotiledôneas são as duas maiores divisões do clado Angiosperma. As acácias são membros do grupo das dicotiledôneas. A principal diferença entre os dois grupos é a quantidade de áreas de armazenamento de nutrientes nos embriões. As dicotiledôneas têm duas áreas nos embriões e as monocotiledôneas apenas uma. Além disso, o número de pétalas nas flores de dicotiledôneas são dois, quatro ou cinco; monocotiledôneas normalmente têm flores com três pétalas. Como outras dicotiledôneas, as acácias têm uma raiz axial com raízes menores saindo dela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível