×
Loading ...

Como fazer um fluxograma para um programa com matriz

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Em suas aulas de ciências da computação, pode ser necessário desenhar um fluxograma para representar o fluxo lógico para seu programa. Normalmente, um programa começa com um fluxograma ou um algoritmo (ou ambos) para ajudar na fase de design de escrita, e a criação de um fluxograma para um programa que usa uma matriz para armazenar dados não é diferente de nenhuma outra. Todos os dados são representados usando o mesmo símbolo.

Instruções

Aprenda a desenhar um fluxograma para um programa com matriz (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Desenhe um fluxograma como faria pra qualquer tipo de dados, variáveis únicas ou matrizes. Geralmente, começa-se com uma caixa de entrada -- um paralelogramo. Dentro dele, indica-se o tipo de dados a ser armazenados na matriz. Pode-se desenhar a matriz dentro do paralelogramo como normalmente se faz: uma caixa longa dividida em muitas caixas menores para os dados.

    Loading...
  2. Existe a opção de ilustrar o procedimento de volta a ser lido nos dados no fluxograma. Faça isso com uma caixa de decisão, o diamante, que usa duas setas conectoras. Uma seta é para a ação, quando se passa no teste de decisão, e a outra para quando se falha. Coloque o diamante acima da caixa de entrada (paralelogramo). A decisão é simples: se a matriz não estiver completa, leia um elemento e adicione um ao contador de índice da matriz. Faça isso desenhando a seta conectora das passagens do teste para a caixa de entrada. Dela, a seta conectora de saída volta para cima no diamante de decisão, criando uma volta. De volta ao diamante de decisão, se a matriz estiver completa, significando que o teste de decisão falha, a segunda seta conectora procede para o resto do fluxograma, passando por cima da caixa de entrada.

  3. Use caixas retangulares padrão para todas as operações e processos feitos na matriz. Novamente, como a maioria dos procedimentos serão repetidos com uma natureza de volta, você pode ilustrar isso da mesma maneira feita para a leitura da matriz, usando um diamante de decisão e construindo uma volta com as setas conectoras.

  4. Siga todas as etapas comuns para seu fluxograma como faria com variáveis únicas. Termine seu fluxograma com um círculo, denotando o final do programa.

Loading...

O que você precisa

  • Modelo de fluxograma (útil)
  • Papel
  • Lápis

Referências

Loading ...
Loading ...