on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Folhas de compensado como substituto para gesso acartonado em paredes

Atualizado em 18 junho, 2018

Madeira compensada é um péssimo substituto para o gesso acartonado em paredes. É mais cara, não é resistente ao fogo e pode ceder quando submetida à variações de umidade. No entanto ela traz um bonito acabamento de veios de madeira para suas paredes, coisa que o gesso não faz, sendo justamente essa a razão para que muitas pessoas optem por esse tipo de material. Se for decidido que se deseja instalar compensado de madeira em uma parede ou substituir uma folha antiga por uma nova, esteja ciente das limitações desse material.

A beleza dos veios da madeira compensada é uma de suas poucas vantagens em relação ao gesso acartonado (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Resistência ao fogo

Uma parede de gesso acartonado padrão é naturalmente resistente ao fogo, pois é fabricado com material não inflamável. Além do gesso convencional, existem outras duas classes, do tipo X e do tipo C, que são ainda mais resistentes à combustão. Já a madeira compensada padrão não possui essa resistência ao fogo; códigos e normas locais de proteção contra incêndio podem proibir a sua utilização em divisórias, a menos que sejam instaladas sobre uma base de gesso. Na ausência de tal proteção contra incêndio, um pequeno incidente como um curto-circuito ou um superaquecimento em uma lâmpada pode levar a um grande incêndio e a danos dispendiosos. É possível encontrar painéis de compensado especiais para paredes, fabricados com aditivos para torná-los resistentes ao fogo.

Loading...

Estabilidade

Pelo fato de as folhas de compensado serem feitas de madeira, elas naturalmente se expandem e se contraem mediante variações de umidade. Como resultado, os painéis feitos com esse material podem ceder ou deformar, e suas bordas podem se separar ou abaular. Essa instabilidade das juntas entre as placas impede que se aplique o mesmo acabamento que seria dado ao gesso acartonado, fazendo com que, para escondê-las, seja necessária uma cobertura com guarnições, o que aumenta o custo e a complexidade da instalação da parede. Duas maneiras de compensar a tendência de deformação do compensado são a adição de um enquadramento extra para diminuir a distância entre elementos de fixação ou o uso de placas de 9,5 mm ou mais grossas.

Acabamento

A menos que se use painéis compensados com acabamento prévio ou que se planeje apenas aplicar uma camada de verniz claro sobre ele, a finalização de uma parede de madeira compensada pode ser bastante meticulosa. Se você quiser pintar painéis pré-acabados, será necessário retirar a película brilhosa da superfície ou a tinta não irá aderir. Para esconder os veios da madeira, conferindo à parede uma aparência mais suave, normalmente é necessária a colocação de massa corrida sobre toda a superfície (o que requer uma certa habilidade), para em seguida aplicar uma base (primer) para pintura. É possível, é claro, simplesmente pintar diretamente sobre os veios e deixá-los à mostra como um elemento de decoração da parede.

Uma técnica para fazer com que placas de compensado aparentem ser de gesso acartonado

O construtor Chris Kinnamon descreve uma técnica que ele usou para dar uma aparência de gesso acartonado à placas de compensado no site de melhorias para o lar HammerZone.com. Ele retirou a película de acabamento brilhante dos painéis e aplicou uma base (primer) para pintura sobre eles. Em seguida, cobriu as juntas com uma fita auto-adesiva apropriada para rejunte de placas de gesso. Então ele colocou massa corrida em uma bandeja de pintura e usou um rolo de espuma para aplicá-la sobre a parede. Passando o rolo em diversas camadas e aplicando cada vez menos pressão, produziu-se uma textura que se assemelha bastante com a de gesso. Ele recomenda a aplicação de base para pintura sobre a textura antes de pintá-la, pois a massa corrida geralmente absorve a tinta, forçando-o a usar mais material do que o necessário.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...