×
Loading ...

Folhas de eucalipto e compostagem

Muitas pessoas querem se tornar ambientalmente proativas e reduzir a quantidade de lixo orgânico que elas depositam em aterros sanitários. Através da compostagem de lixos de cozinha e jardim elas são capazes de alcançar esse objetivo e simultaneamente economizar usando adubo produzido em casa em seus jardins. Um material orgânico, o eucalipto pode ser adicionado a latas de compostagem e usado como um eficaz fertilizante ou adubo em um período de tempo relativamente curto.

O eucalipto é uma matéria orgânica que pode passar pelo processo de compostagem (eucalyptus image by lye from Fotolia.com)

Equívocos sobre a compostagem de folhas de eucalipto

Um equívoco comum que tem sido amplamente discutido é a ideia de que em razão da toxidade do eucalipto ele não deve ser usado na compostagem. Foi determinado que a planta de eucalipto ganhou uma reputação negativa por causa do grande número de folhas que cobrem os arredores impedindo o crescimento de outras plantas. O eucalipto pode ser seguramente transformado em adubo e usado como fertilizante em jardins de flores e vegetais.

Loading...

Tipos de compostagem

Existem vários métodos de compostagem de folhas de eucalipto e casca de árvore. Colocar adubo em latas cilíndricas de compostagem funciona efetivamente para reduzir a quantidade de restos de eucalipto, assim como também funcionam os contêineres de compostos ao ar livre. A vermicompostagem é outro método que funciona bem para reduzir os restos de eucalipto.

Benefícios da compostagem de eucalipto

É possível economizar através da compostagem de folhas de eucalipto e do uso da matéria orgânica resultante como fertilizante para plantações de vegetais ou flores. O adubo resultante também pode ser usado pelo jardim como um produto de paisagismo. À medida em que materiais orgânicos são transformados em compostos, menos lixo é depositado nos aterros sanitários. Os produtos da compostagem geralmente contêm altos níveis de nutrientes importantes como nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, cobre, ferro e zinco que são fundamentais para o crescimento das plantas.

Materiais necessários para compostagem de eucalipto

Para começar a realizar a compostagem de folhas de eucalipto, você precisa ter uma área designada para uma pilha ou lata de compostagem. As folhas de eucalipto devem ser colocadas em camadas com outros materiais orgânicos para encorajar o processo de decomposição. Outros materiais benéficos incluem jornal picado, restos de grama, casca de vegetais e frutas, borra de café e cascas de ovos. A pilha de compostagem também precisa ter umidade adequada, seja pela água da chuva ou por outra fonte como uma mangueira de jardim.

Tempo estimado para gerar composto de eucalipto

Uma vez que as folhas de eucalipto foram adicionadas à pilha de compostagem, os materiais geralmente serão destruído e estarão prontos para uso no prazo de seis a oito semanas. A taxa de decomposição pode ser afetada pelo teor de umidade dos materiais orgânicos, bem como pela disponibilidade de oxigênio na pilha de compostagem. Vários micro-organismos, tais como bactérias, actinomicetos e fungos, trabalham juntos nos materiais de compostagem para auxiliar no processo de decomposição. A compostagem com minhocas, também conhecida como vermicompostagem, é também uma forma eficaz de reduzir os resíduos de eucalipto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...