Alimentação

Por que as folhas da planta de pimenta jalapeño ficam amareladas e onduladas?

Escrito por laura phillips | Traduzido por ricardo castiglioni
Por que as folhas da planta de pimenta jalapeño ficam amareladas e onduladas?

Nenhum sintoma de doença aparece nessa planta de jalapeño saudável

baby Jalapeno chilli pepper plants in nature image by Elena Moiseeva from Fotolia.com

As folhas amareladas e onduladas são frequentemente os primeiros sintomas perceptíveis de várias doenças comuns de plantas. Pode ser difícil distinguir o tipo de doença, mas isso não é um problema para o jardineiro, pois as técnicas de tratamento são similares para a maioria dessas condições. Nenhuma dessas doenças é facilmente curada, mas a cultura adequada e a rotação de culturas pode ajudar a evitar que os problemas se espalhem para outras partes do jardim e continuem ano após ano.

Outras pessoas estão lendo

Verticillium

A murcha de verticillium é uma doença fúngica do solo. Os sintomas visíveis começam com folhas mais baixas, que tendem a amarelar-se, e, em seguida, murchar e enrolar para cima. Ela ocorre com mais frequência em condições de cultivo mais arejadas ou em solos mal drenados. A doença entra através do sistema da raiz e afeta os tecidos condutores de água.

Fusarium

A murcha de fusarium começa nas folhas superiores. Procure por indícios de amarelamento lento da folhagem e, em seguida, folhas murchas e onduladas. O fusarium causa escurecimento no tecido interno do caule e úlceras nos caules da planta perto da linha do solo. Essa doença fúngica originária do solo possui vida longa, então, uma rotação de culturas de cinco anos é recomendada para evitar a reinfestação.

Controle da murcha

As plantas com rega e nutrientes adequados são mais capazes de resistir à doença. Os fertilizantes que são mais elevados em potássio e têm pouco nitrogênio são os melhores. Não existem controles químicos comprovados para o fusarium ou verticillium, recomenda-se realizar a rotação de culturas e a remoção completa de plantas severamente infectadas. Plantas tais como tomates, berinjelas, batatas e framboesas também podem ser afetadas e devem fazer parte da rotação.

Mosiac

Várias doenças virais constituem o grupo mosiac. A ampla gama de sintomas pode incluir folhas que ficam amareladas, onduladas e manchadas. Pulgões, cigarrinhas, tripes e outros insetos sugadores podem espalhar o mosiac de planta em planta. O controle desses insetos pode ajudar a evitar novos casos. O vírus de mosiac do tabaco (TMV) também podem ser transmitido pelas ferramentas e até mesmo pelas mãos que tocaram as plantas afetadas.

Resistência

Ao comprar plantas, procure variedades resistentes às doenças. Xena jalapeño é "TMV", que nos rótulos de planta indica a resistência ao vírus do mosiac do tabaco. O símbolo para a resistência de verticillium é "V," e a letra "F" indica a resistência de fusarium. Assim, uma variedade rotulada como jalapeño exemplo VFTMV seria uma variedade resistente à murcha de verticillium e fusarium, bem como o vírus de mosiac tabaco.

Outros controles

Remova folhas caídas e úmidas em torno da planta. Pós de cal de agricultura, farinha ou talco não vão matar o fungo, mas vão ajudar o ambiente ao redor da planta a secar e torná-lo menos hospitaleiro para doenças de fungos. O enxofre em pó fornece algum controle de doenças fúngicas, mas deve ser aplicado com cuidado. Em torno de plantas que são sensíveis ao enxofre, tais como pepino e abóbora, ele pode ser prejudicado pela poeira.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media