Formas de ajudar alunos da quarta série a aprender matemática rapidamente

Escrito por dana sparks | Traduzido por ellen zanelato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Formas de ajudar alunos da quarta série a aprender matemática rapidamente
Jogos matemáticos podem ser muito divertidos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Alunos da quarta série estão começando a aprender estágios mais complexos da Matemática. Somando-se ao que já vêm estudando, são apresentados a frações, probabilidade e estimativa. Há centenas de atividades divertidas que trazem essas habilidades básicas para o dia a dia da criança. Os exemplos a seguir são só algumas delas.

Outras pessoas estão lendo

Adição

Com muita facilidade, pode-se colocar a prática da adição na próxima vez que der um lanche a um aluno da quarta série. Sejam pedaços de frutas ou M&Ms, peça para "demonstrar" um problema envolvendo adição com o lanche. Por exemplo, se você perguntar quanto fica cinco mais dois, a criança deve mostrar cinco pedaços do lanche, depois mais dois. Se ela precisar contar todos os pedaços para dar a resposta sete, não tem problema. O importante aqui é que visualizar como a adição funciona.

Arredondamento e estimativa

Essa é uma matéria nova para a maioria dos alunos da quarta série, portanto a paciência é fundamental. Explique para que às vezes é perda de tempo contar cada item em um recipiente. Por exemplo, se a criança estiver construindo uma ponte de palitos de dente e a folha de instruções pede que sejam usados 1000 palitos, pode estimar quantos palitos de dente estão na mão estimando quantos sobraram na caixa, dando uma boa ideia de quantos mais será preciso para colocar na construção.

Medição temporal e subtração

O jogo "Quanto tempo vai demorar?)" reforça duas habilidades matemáticas ao mesmo tempo: a medição temporal e a subtração. Peça para fazer uma tarefa doméstica simples, arrumar o próprio quarto ou tirar o lixo, por exemplo. Faça olhar as horas antes de começar a tarefa e registre-as em um pedaço de papel. Assim que completar sua missão, faça-o olhar as horas novamente e, novamente, tome nota. Usando os dois números, peça para o aluno subtrair o tempo inicial pelo de término, para que descubra o quanto demorou completando a tarefa.

Frações

A comida é uma forma interessante de ensinar sobre frações, sem realmente "ensinar". Uma pizza, pedaços de fruta, bolo de carne fatiado -- são todas frações de um inteiro. Se retirar duas fatias de pizza, peça para dizer qual parte do todo aquelas duas fatias representam.

Medição de comprimentos

Essa atividade é uma retomada do antigo jogo "Eu vejo". Você só precisa de uma fita métrica ou uma régua. Escolha itens de comprimentos variados dispostos pelo cômodo e meça-os antes que a criança comece a brincar. Anote os itens medidos. Você pode começar dizendo "Eu vejo algo de uns 18 cm". Seu aluno deve olhar o cômodo todo até que ache que encontrou algo que tenha uns 18 cm de comprimento e meça para ter certeza. Se o cômodo estiver muito cheio de coisas, você pode dar dicas de onde o objeto está.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível