Mais
×

Os frutos de azevinho são venenosos?

Atualizada June 13, 2017

Existem mais de 400 espécies de azevinho no mundo. Embora sejam parte da dieta de alguns pássaros e outros animais, os frutos dessa planta não são comestíveis para os seres humanos e não devem ser consumidos.

Existem mais de 400 espécies de azevinho (holly and berries image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Advertência

A ingestão de mais do que três bagas de azevinho pode causar náusea prolongada, vômito, diarreia e sonolência. Os frutos são considerados mais prejudiciais às crianças, ainda que não sejam fatais. Se você tiver ingerido bagas de azevinho e apresentar uma reação adversa, busque ajuda médica.

A ingestão dos frutos de azevinho pode fazer mal a você (Sick 4 image by chrisharvey from Fotolia.com)

Características

A ilicina é o componente tóxico em grande parte das bagas de azevinho. Algumas espécies, como o azevinho comum, contêm a toxina teobromina nas folhas e nos frutos. Independentemente de qual tipo de azevinho for consumido, a ilicina e a teobromina provocam náuseas, vômitos, sonolência e diarreia quando ingeridas em quantidades maiores. A ilicina também é conhecida por causar dermatite.

As bagas e as folhas de azevinho contêm substâncias tóxicas (chemical experience image by Sergey Galushko from Fotolia.com)

Descrição

Os frutos de azevinho são vermelhos, pretos, alaranjados ou amarelos. A planta é encontrada em muitas áreas do mundo, como na Europa, no Mediterrâneo, no norte da África, na Ásia, no norte do Irã, na América do Norte e na Austrália.

O azevinho é encontrado em diversas regiões do mundo (globe image by danimages from Fotolia.com)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article