×
Loading ...

Como funciona uma banheira de água quente com um interruptor de limite máximo?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tão relaxante quando o calor da água da sua banheira quente pode ser, água quente demais pode ser perigosa. Alguns recursos são incorporados ao aquecedor de água da banheira para garantir que sua operação seja segura. Um deles é o interruptor de limite máximo, às vezes escrito como interruptor "hi-limit".

Banheiras de água quente domiciliares são projetadas para desligar se as temperaturas estiverem muito altas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O interruptor de limite máximo

O interruptor de limite máximo é um sensor que sinaliza ao aquecedor de água para parar de funcionar se a temperatura subir muito. Normalmente, o interruptor está definido para desligar a 48 ºC. Temperaturas mais altas podem danificar o aquecedor. Para funcionar adequadamente, o interruptor de limite máximo requer o livre fluxo de água na banheira e calibração adequada do termostato, entre outros fatores.

Loading...

Localização do interruptor de limite máximo

O interruptor de limite máximo de uma banheira de água quente está incluído no módulo de aquecimento de água. Tipicamente, tal módulo é composto por uma bobina de aquecimento de isolamento coberta por uma bainha de material resistente à corrosão. O termostato da unidade também está incluído no módulo. A caixa do módulo é composta por um material durável, tal como aço inoxidável.

Como a banheira de água quente funciona

A água da banheira é retirada da superfície por uma bomba. A bomba impulsiona a água para o módulo do aquecedor. O calor das bobinas do módulo é transferido para a água. Uma vez que a água é aquecida, ela flui em tubos para a banheira via jatos. A água que atinge a banheira é quente o suficiente para ajudar a aliviar dores. Se a água da banheira estiver fria, sua bobina de aquecimento pode estar queimada e precisa ser substituíra. Alternativamente, a água fria ou gelada pode indicar que o seu interruptor de alto limite está sendo falsamente acionado.

Acionadores do interruptor de alto limite

Tal como acontece com sensores em muitos aparelhos, o interruptor de limite máximo pode funcionar mal ou errar por outras razões além das temperatura excessivas. Se os filtros da banheira estiverem obstruídos ou sujos, o fluxo de água será restringido. Isso pode fazer com que o interruptor de limite máximo acione o desligamento em temperaturas mais baixas do que o limite pré-definido. Além disso, se você por engano ligar os controles enquanto a banheira está seca, as temperaturas dentro da unidade de aquecimento podem subir o suficiente para derreter o próprio módulo. Problemas em interruptores de alto limite podem ocorrer ao esvaziar a banheira e depois reenchê-la, uma vez que o ar pode encher os tubos que transportam a água da banheira. A presença de ar nos tubos também pode fazer com que o interruptor de limite máximo erre. Calibrar o termostato em uma temperatura muito alta é outra maneira de acionar o interruptor de limite máximo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...