O que é gestão? E qual a diferença entre gestão e liderança?

Escrito por trisha dawe | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é gestão? E qual a diferença entre gestão e liderança?
Frequentemente, as pessoas confundem gestão com liderança (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Para que uma organização cresça, independentemente se é grande ou pequena, ela precisa ter uma gestão eficaz e uma liderança competente. Muitos confundem gestão com liderança, mas esses dois termos são compostos por ideias diferentes sobre as operações dentro de uma empresa. É possível ser um líder e um gerente eficaz. Os profissionais que apresentam essas duas qualidades, muitas vezes, são convidados a trabalharem em empresas bem sucedidas.

Outras pessoas estão lendo

O significado de gestão

A gestão descreve as ações tomadas por um executivo para guiar e orientar as pessoas na conclusão de uma tarefa ou projeto. Os gerentes tendem a desempenhar um papel mais autoritário e, como frequentemente trabalham com prazos ou orçamentos limitados, não podem alterar os rumos de sua política de trabalho. Muitos profissionais que atuam como gerentes tendem a seguir seus próprios conceitos e a resolverem os problemas a seu modo, e não buscam a opinião de seus subordinados. Isoladamente, tendem a seguir à risca as regras e os regulamentos, ao mesmo tempo em que elaboram padrões próprios para facilitar a conclusão da tarefa ou projeto.

Características da liderança

Os líderes frequentemente se concentram nas pessoas e em como melhorar a produtividade para projetos futuros. Muitas vezes, eles solicitam outras opiniões, não apenas para executar as tarefas delegadas, mas também para coletar ideias de métodos que sejam econômicos e eficazes em termos de tempo para executá-las. A liderança envolve assumir os riscos do negócio para obter recompensas decisivas, ao invés de apenas realizar as coisas. Concentrar-se em um cenário mais amplo, comunicar ideias e planos, inspirar os funcionários sob sua supervisão e estimular a força de trabalho são os objetivos principais dos líderes.

Equipe de trabalho

Combine as habilidades de liderança e de gestão em seu repertório profissional e, assim, criará uma equipe bem sucedida. Em um mundo empresarial em constante evolução, para manter-se competitivo, é necessário que o profissional desempenhe não só a função de gerente, mas também a de um líder, e inspire sua equipe a concluir a tarefa da forma mais eficaz possível, de acordo com as regras pré-definidas. Delegue trabalho, mas incentive que cada membro discuta como criar novas maneiras de realizar eficazmente a tarefa que lhe foi atribuída. Incorpore nas operações diárias da organização as ideias sugeridas e, dessa forma, conseguirá mostrar que além de um ótimo gerente, você também pode ser um bom líder.

Líderes na história

Nas aulas de História, os alunos aprendem sobre muitos líderes e suas realizações que trouxeram grandes mudanças em benefício do povo que lideravam, mas raramente são ensinados sobre os administradores e os seus grandes feitos a favor da humanidade. Abraham Lincoln foi considerado por alguns como um dos maiores líderes americanos de todos os tempos, contribuindo para a vitória norte-americana na Guerra Civil e abolindo a escravidão. Aung San Suu Kyi é considerada uma líder entre seu povo, ao abrir caminho em direção à democracia em Mianmar. Mesmo sendo presa e liberada, ela não desistiu de seu objetivo de proporcionar aos cidadãos os mesmos direitos pelos quais muitos americanos lutaram ao longo dos anos: garantir a democracia e a liberdade. As lições do mundo dos negócios e da política podem ser utilizadas para ensinar noções de gestão e liderança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível