Mais
×

Por que usar glicerina em uma receita para detergente de roupas líquido?

Atualizado em 17 abril, 2017

As características de um detergente de roupas dependem das propriedades e funções de seus componentes. A glicerina, em particular, possui algumas propriedades químicas que tornam o uso dela favorável.

A glicerina é excelente para uso em detergente de roupas (Creatas/Creatas/Getty Images)

Toxicidade baixa

Uma propriedade importante do glicerol (glicerina) é sua baixa toxicidade para humanos. A Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQ) da glicerina indica que ela biodegrada facilmente, tornando-a ambientalmente correta.

Obtenção simples

O site Science JRank afirma que a glicerina existe naturalmente em gorduras e óleos, como os de coco e oliva. Ela também é um produto natural resultante do processo de fabricação de sabonetes, normalmente removido para uso em produtos mais lucrativos, como os de cuidado para pele, ou retido como ingrediente em alguns sabonetes.

Solvência

Segundo o Instituto SEVAS de Bioinformática, a glicerina é um ótimo solvente para sólidos orgânicos e inorgânicos. Isso significa que a glicerina pode melhorar a habilidade do detergente de dissolver sujeiras, limpar sem deixar resíduo e prevenir a separação ou deterioração de vários ingredientes.

Qualidades amaciantes

A glicerina age como um amaciante e potenciador de textura em um detergente de roupas. Segundo a Associação de Sabões e Detergentes, estes não só amaciam o tecido, como também reduzem a fricção entre suas fibras e a eletricidade estática.

Efeito higroscópico

Segundo o site Biodiesel, a glicerina é uma substância higroscópica, ou seja, que possui a capacidade de retirar água do ar e reter umidade. Isso pode ajudar a homogenizar o produto.

Estabilidade

A glicerina vegetal é estável sob condições normais de uso e armazenamento, segundo a FISPQ.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article