Quando o goleiro pode pegar a bola?

Escrito por stuart biggs | Traduzido por joris bianca silva
Quando o goleiro pode pegar a bola?
O goleiro é um jogador crucial em um time de futebol (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

O goleiro é uma posição de vital importância em um time de futebol. Ter um goleiro confiante e com comando pode levar uniformidade e autoconfiança aos quatro zagueiros, à defesa e ao resto do time. Os goleiros, embora não façam gols, ainda podem ganhar o jogo para o time com suas defesas espetaculares. Porém, os momentos em que podem manipular a bola são restritos.

Grande área

Grande área é como é conhecida a região onde o goleiro fica. É aí que ele reina; onde pode manipular a bola com liberdade. O goleiro pode segurar chutes ou agarrar cruzamentos ou tiros livres. Ele também pode arremessar a bola para seus companheiros de equipe, às vezes como um lance de contra-ataque efetivo. O goleiro não pode manipular a bola na meia lua, que serve para dar espaço para uma cobrança de pênalti.

Recuo

O goleiro pode segurar um passe apenas quando ele é dado por uma cabeceada ou peito ou se o passe for considerado acidental. Se pegar ou tocar a bola com a mão de alguma forma quando um companheiro de time chutá-la para ele, então se considera um recuo e é dado um tiro livre. Como observa o site da BBC, essa regra foi criada em 1992, para evitar recuos excessivos e perda de tempo.

Seis segundos

Uma vez que o goleiro esteja com a bola nas mãos, tem seis segundos para retorná-la para o jogo, segundo a FIFA. O árbitro dá uma advertência ao goleiro e um cartão amarelo por perder tempo, se ele não liberar a bola em seis segundos. Isso serve para garantir que o jogo mantenha um ritmo rápido e agradável para o torcedor.

Fora da área

Ao deixar a grande área, o goleiro deve obedecer às mesmas regras que se aplicam aos outros jogadores e não pode tocar a bola com o braço ou a mão. Se ele fizer isso, receberá um cartão amarelo ou, se impedir uma chance clara de gol, um cartão vermelho e será imediatamente retirado do jogo. As decisões muitas vezes são imprevisíveis e o goleiro é forçado a manipular a bola bem na beirada da área, em algumas ocasiões.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível