Como o Google AdSense controla os cliques falsos?

Escrito por erik arvidson | Traduzido por gisel soto
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Os anunciantes dependem fortemente dos programas de publicidade do Google basados em cliques na web para ampliar seus negócios, com milhares de dólares gastos anualmente para atrair internautas a clicar em anúncios no Google. Como resultado, os cliques falsos, também conhecidos no mercado como "fraude de cliques", são um grande problema para os anunciantes, que podem perder quantidades significativas de dinheiro se os cliques inválidos não são detectados. O Google emprega várias técnicas para identificar o fraude de cliques através do seu programa AdSense.

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Experiência

O programa AdSense de Google é um modelo de publicidade pago-por-clique através do qual os anunciantes pagam uma certa quantia de dinheiro cada vez que uma pessoa clica em um anúncio. O valor pago por clique é baseado na popularidade da palavra-chave e com que frequência o anúncio é clicado em relação aos concorrentes. Com o Google AdSense, os anúncios aparecem em páginas da Web específicas relevantes para o conteúdo do anúncio. As empresas que anunciam através do Google dependem do fato de que uma certa porcentagem dessas pessoas que clicam no seu anúncio irão fazer uma compra.

Fraude de cliques

A fraude de cliques ocorre quando alguém clica em um anúncio, geralmente um grande número de vezes, sem intenção de fazer uma compra. O propósito disso é fazer uma campanha publicitária parecer mais eficaz do que realmente é. Os sites que hospedam os anúncios por meio do programa AdSense do Google ganham dinheiro cada vez que um anúncio é clicado, o que significa que os editores desses sites podem clicar repetidamente em um anúncio que aparece em seu site para continuar aumentando a comissão. De acordo com a PC Magazine, alguns sites pagaram alguns centavos por hora a trabalhadores em países do terceiro mundo para se sentar diante de um computador e clicar nos anúncios em seus sites.

Monitoração

O Google monitora os cliques nos anúncios do AdSense para detectar atividade incomum. A empresa utiliza uma tecnologia patenteada para detectar se há alguma atividade incomum com intenção de aumentar os cliques de um anunciante. Vários pontos de dados são analisados ​​em cada clique, incluindo o endereço IP da pessoa que clicou no anúncio, o momento, cliques duplicados, e outros padrões. Se há cliques "excessivamente repetitivos", eles são filtrados pelo sistema do Google. Caso encontrem fontes de atividades inválidas, como um endereço IP, são automaticamente descartados, de acordo com a guia de publicidade do Google. Os anunciantes não são cobrados por cliques que a empresa determina como inválidos.

Questões legais

A fraude de cliques é um problema que tira milhões de dólares anuais para os anunciantes. Em março de 2006, o Google concordou em pagar 90 milhões de dólares, ou cerca de 188 milhões de reais, para um grupo de anunciantes, incluindo a Lane’s Gifts & Collectibles, que fez publicidade através do Google e liderou uma ação judicial alegando que estava sendo cobrado indevidamente pelo Google por cliques fraudulentos. A ação alegou que a tecnologia do Google para detectar cliques inválidos não foi eficaz. O Google tem afirmado repetidamente que não é possível para os seus filtros automáticos detectar 100% dos cliques inválidos, mas que um pequeno número deles são fraudulentos.

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