O que é uma gravidez indesejada e uma gravidez não planejada?

Escrito por kate lee | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma gravidez indesejada e uma gravidez não planejada?
A gravidez não planejada ou não desejada tem significantes consequências para mulheres e homens que as tem, as crianças geradas e afetadas por tal situação, e para a sociedade como um todo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A gravidez não planejada ou não desejada tem consequências significantes para mulheres e homens que as tem, as crianças geradas e afetadas por tal situação, e para a sociedade como um todo. Para melhor entendê-las, é importante compreender sua diferença.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

A gravidez não planejada é aquela que ocorre quando um casal não tomou a decisão de engravidar, ou quando ocorre mesmo com o uso de métodos contraceptivos. A não desejada acontece quando a mãe ou o pai do bebê, não quer ter um filho, e pode não querer lidar com as consequências físicas, emocionais, sociais e de saúde de uma gravidez. Enquanto a não desejada é geralmente não planejada, nem sempre a não planejada é indesejada.

Importância

Muitas pessoas que tem uma gravidez não planejada a consideram uma surpresa agradável. Mesmo quando os casais não estão planejando ter um filho, ou ter outro filho, eles podem acolhê-la. Em alguns casos, casais que pensaram que eram inférteis mas que queriam muito ter um filho podem ficar encantados quando uma gravidez não planejada ocorre. Em outros casos, casais podem se sentir devastados por uma gravidez não planejada, e toda a mudança de vida que isso implica. Nesses casos, a gravidez não é só não planejada, como não desejada. As vezes, um dos pais biológicos pode acolher uma gravidez não planejada, enquanto que o outro considera-a não desejada.

Cronograma

Os sentimentos dos futuros pais em relação a uma gravidez não planejada pode variar significantemente com o tempo. Muitos pais, mesmo aqueles que eventualmente acolhem mais um filho, se sentem assustados, incertos ou preocupados quando primeiro descobrem uma gravidez não planejada. Com o tempo, contudo, eles podem se acostumar com a ideia, especialmente se recebem encorajamento e apoio da família e amigos ou conselhos úteis. Outros casais podem estar animados primeiro, e depois se sentem diferentes sobre querer uma gravidez, uma vez que a realidade se afunda. Ou um dos pais pode mudar sua mentalidade várias vezes sobre se a gravidez não planejada é não desejada.

Efeitos

Uma gravidez não planejada sempre tem consequências que mudam vidas, não importa o resultado. Casais com uma gravidez não planejada podem questionar sua habilidade de lidar com a mesma, de se tornarem pais e de apoiarem um filho financeiramente e emocionalmente. Eles também pode se perguntar o que fazer sobre a gravidez se eles decidem que não é desejada. A gravidez não desejada também pode causar mudanças significantes no relacionamento entre os pais biológicos. Por exemplo, se um dos pais do bebê esperava a gravidez e o outro não, pode haver tensão e ressentimento entre eles. Alguns casais descobrem que lidar com uma gravidez não planejada juntos fortalece seu relacionamento, e casais que não eram casados quando a mesma ocorreu, podem considerar o casamento como um consequência. Para outros, estresse ou desentendimentos sobre a gravidez pode levá-los ao fim do relacionamento.

Considerações

Casais que são confrontados com uma gravidez não planejada podem ter que tomar muitas decisões difíceis. Felizmente, eles não tem que tomar essas decisões sozinhos. Família, amigos e outros parentes podem fornecer conselho e apoio, como também serviços de aconselhamento profissional. Esses serviços podem ajudar uma mulher grávida ou um casal a decidir adaptar-se à gravidez, e fornecer recursos para ajudá-los a superar obstáculos ou preocupações que eles possam ter sobre a partenidade. Eles também podem fornecer informações sobre alternativas para aqueles com uma gravidez não desejada, tais como encontrar uma família adotiva para o bebê.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível