Carreira e dinheiro

Guia de mapeamento do fluxo de valor

Escrito por bradley james bryant | Traduzido por fábio pinheiro
Guia de mapeamento do fluxo de valor

A meta de um mapeamento de fluxo de valor é visualizar o valor em cada passo a partir do começo de um processo até o final

Comstock Images/Comstock/Getty Images

A meta de um mapeamento de fluxo de valor é visualizar o valor em cada passo a partir do começo de um processo até o final. Este mapeamento (VSM) identifica os passos de maior valor agregado em um processo e elimina aqueles sem valor agregado. VSM utiliza uma metodologia de fluxograma para "mapear" visualmente um processo. Membros de equipe multidisciplinar de finanças, IT, logística e planejamento devem ser incluídos em todas as sessões de mapeamento.

Outras pessoas estão lendo

Usos e contexto

VSM foi pioneiro na década de 80 por meio do engenheiro chefe da Toyota, Taiichi Ohno, e o sensei Shigeo Shingo. Foi criado mais como uma ferramenta de produtividade do que para qualidade. A Toyota encontrou os desperdícios mais comuns na produção em larga escala; espera, transporte, processos inapropriados, estoque desnecessário, movimentos desnecessários e defeitos. O artigo "The seven value stream mapping tools" (As sete ferramentas de mapeamento de fluxo de valor) no "International Journal of Operations & Production Management" (Diário internacional de operações e produção) discute o uso de sete ferramentas VSM. Elas são o mapeamento de processos de atividade, matriz de resposta de cadeia de suprimentos, funil de variedade de produção, mapeamento de filtro de qualidade, mapeamento de amplificação de demanda, análises de ponto de decisão e mapeamento de estrutura física. Todos eles também usam a mesma metodologia básica de fluxograma.

VSM como uma ferramenta

O método VSM é uma ferramenta usada para ajudar na visualização dos sistemas de produção. É um ponto de início comum para gestores de projetos, engenheiros, agendadores, fornecedores e para a administração, a fim de facilitar a comunicação e aprendizagem enquanto ajuda as lideranças a administrarem a mudança. Um outro termo para valor não agregado é desperdício. O desperdício é qualquer atividade que não adiciona valor ao produto final ou serviço.

Análise de lacuna no mercado

Um mapa de fluxo de valor efetivo deve apresentar o fluxo de bens a partir da matéria-prima até o produto final. Crie um mapa do estado atual do fluxo de informação e um estado desejado. Use os padrões da industria e entrada de gerenciamento para criar um estado desejado, e então conduza a análise de mercado. Uma análise de oportunidade de mercado identifica as lacunas entre o estado atual e o desejado. Compare os índices de performance industrial como tempos de ciclo, contratempos, estoque dos processos, fluxo de informação e movimento do material.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media