Mais
×

Qual era o tipo de arte de Henri Matisse?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Henri Matisse foi um dos principais artistas franceses do movimento de arte moderna no início do século XX. Matisse pintou muitos quadros modernistas famosos, que são considerados como influentes e representativos dos avanços artísticos da época, assim como as obras de seu melhor amigo, rival e contemporâneo Pablo Picasso. As pinturas de Henri Matisse revelam a sua maestria na teoria da cor, fauvismo e pontilhismo, com influências do renascimento, barroco, clássico, impressionista e pós-impressionista, e, por último e mais predominantemente, os movimentos modernistas da história da arte.

Henri Matisse (Jemal Countess/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Formação

Henri Matisse começou como estudante do estilo flamengo (século quinze ao dezessete, ou períodos renascentista e barroco na história da arte) e aprendeu pintura a óleo predominantemente nesta formação tradicional. Sua proficiência e lealdade para com a arte clássica estendeu-se em seus trabalhos modernos.

Formação (Jemal Countess/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Influências

Henri Matisse tornou-se um célebre pintor sob a influência do impressionismo (Russell) e pós-impressionismo (Vincent van Gogh), onde dominou a teoria da cor, pontilhismo (pintura com pontos coloridos) e começou a desenvolver seu estilo único, o fauvismo.

Influências (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Temas

Os temas das pinturas de Matisse incluem retratos, paisagens, arquitetura (especialmente quartos, janelas e portas) e naturezas mortas. Dentre esses temas, as pinturas mais populares de Matisse são naturezas mortas, retratos femininos e pinturas de odaliscas (camareiras orientais em posição inclinada).

Temas (Jemal Countess/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Fauvismo

Henri Matisse fundou o Fauvismo (por meio do grupo artístico revolucionário chamado Fauves), que se concentrava e se destacava em usar cores para representar o sentimento em vez de deter-se em uma representação realista da coloração original do tema na natureza. Por exemplo, o rosto de uma mulher poderia ser roxo e azul, para representar uma tristeza macabra, ao invés do tom pêssego comum ou tons de pele marrom. As folhas de uma planta poderiam ser vermelhas e suas flores verdes, papéis de parede podem ser de um magenta exagerado em vez de bege.

Fauvismo (Jemal Countess/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Principais observações visuais

Matisse pintava com cores românticas e ousadas que expressavam sentimentos transitórios, em vez da representação "fotográfica", tradicional e realista de um tema. Suas pinturas são de construção simples, quase cômicas, sem muitos detalhes desnecessários, dando-lhes uma aparência abstrata, com o foco na cor.

Principais observações visuais (Jemal Countess/Getty Images Entertainment/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article