×
Loading ...

Como os hidrômetros de pulso magnético funcionam?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os hidrômetros de pulso magnético, também conhecidos como hidrômetros eletromagnéticos, aplicam o Princípio de Indução de Faraday para medir a velocidade de vazão de água através de um cano. Esses medidores trabalham com qualquer líquido condutor.

A água é um condutor, e sua vazão pode ser medida com um campo magnético (close up of flowing water drops falling into water tank image by sasha from Fotolia.com)

Princípio de Indução de Faraday

O Princípio de Indução de Faraday tem sido mais comumente utilizado na construção de geradores elétricos. O princípio afirma que o movimento de um condutor — incluindo água — através de um campo magnético gera uma corrente elétrica proporcional à taxa de movimento. À medida que o condutor se move mais rapidamente, a corrente aumenta.

Loading...

Aplicação do Princípio de Faraday à vazão de água

Os hidrômetros eletromagnéticos criam um campo magnético ao redor de uma seção de cano isolado. Conforme partículas carregadas na água atravessam o campo magnético no tubo, o campo força as partículas positivas e negativas a lados opostos no cano. A vazão dessas partículas carregadas através do campo magnético gera uma corrente elétrica que é medida por eletrodos no cano. Como a força do campo magnético e a distância entre os eletrodos são constantes conhecidas, o medidor pode calcular a vazão proporcional do líquido.

Campo magnético de pulso

As propriedades eletroquímicas da água podem criar tensão de interferência nos eletrodos, afetando medidas de vazão. O pulso, ou inversão periódica, do campo magnético reduz essa interferência e aumenta a precisão das medidas de vazão de líquido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...