A história da bateria automotiva

Escrito por emily beach | Traduzido por daniel ranieri negri
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A história da bateria automotiva
Descubra as principais baterias para carros (Wiki Commons)

Uma bateria automotiva é uma parte importante do sistema operacional de um veículo. Em carros com motores a gasolina tradicionais, a bateria fornece energia elétrica para arranque e ignição. Veículos movidos a energia elétrica dependem de um tipo diferente de bateria para fornecer energia operacional por um longo período de tempo. Embora a bateria em si tenha uma longa história, o modelo de chumbo-ácido utilizado em automóveis existe há menos de dois séculos.

Outras pessoas estão lendo

As primeiras baterias

Acredita-se que a invenção das baterias data do ano 250 aC. Em 1936, jarros de barro que datam desse período foram descobertos no atual Iraque. Os frascos continham cilindros de cobre, juntamente com uma barra de ferro corroída. A corrosão na haste levou os pesquisadores a concluir que os frascos eram uma forma de tecnologia de baterias, utilizada para a produção de joias e trabalhos em metal. O desenvolvimento da primeira bateria moderna é creditado ao inventor italiano Alessandro Volta, que introduziu o modelo pioneiro de célula seca em 1800.

Baterias chumbo-ácidas

Em 1860, um físico francês chamado Gaston Plante introduziu a primeira bateria chumbo-ácida, sendo recarregável e considerada a precursora da tecnologia de célula molhada. A invenção de Plante contou com eletrodos de chumbo mergulhados em ácido sulfúrico. Utilizando esta tecnologia, a bateria foi capaz de produzir uma corrente elevada e também de revertê-la como um método de auto-carregamento. Apesar de serem continuamente melhoradas, as bateriais chumbo-ácidas continuam a ser a principal fonte de energia automotiva usada em todo o mundo.

Baterias à prova de derrame

Durante a década de 1960, os engenheiros alemães desenvolveram uma bateria chumbo-ácida "à prova de derrame". Conhecido como "Células Gel", essas baterias continham ácido sulfúrico misturados com pó de sílica para formar uma substância do tipo gel. O gel impediu derramamentos acidentais e vazamentos e ajudou a conter o ácido e outras substâncias químicas em caso de acidente. Essas novas baterias de gel também contavam com avançados sistemas de ventilação que mantinham a água residual para reutilização durante o carregamento.

Bateria de tapete absorvente de vidro

Durante as décadas de setenta e oitenta, a bateria chumbo-ácida utilizada em automóveis foi ainda melhorada e surgiram aquelas que foram conhecidas como baterias de tapete absorvente de vidro (AGM). Elas contêm um tapete de microfibras que mantém o conteúdo ácido, tornando-as à prova de vazamento. O ácido não é misturado com sílica para formar um gel e, portanto, é capaz de gerar mais energia do que a operação de uma bateria de gel típica. Embora as AGM sejam por vezes chamadas de baterias "seladas", devido ao seu sistema de ventilação interior, elas não são verdadeiramente fechadas, devido ao potencial de combustão pela sobrepressão.

Baterias de veículo elétrico

Veículos elétricos e híbridos usam baterias chumbo-ácidas de ciclo profundo para alimentá-los, em vez de simplesmente alimentar o arranque e a ignição. Devido à necessidade de muito mais energia, esses veículos contam com baterias grandes, dispostas em diversas tensões. Mesmo com essas embalagens maiores, a carga pode ser um problema frequente para os proprietários de carros elétricos. As mais recentes baterias de íon de lítio podem fornecer energia contínua por períodos longos, mas têm preços muito mais elevados, o que as tornam inacessíveis para muitos proprietários de carro. Espera-se que uma nova bateria de lítio-ion, introduzida pela Toshiba recentemente, melhore significativamente a tecnologia dos carros elétricos, uma vez que seja modificada para o uso em veículos. Essa bateria é recarregada em menos de cinco minutos e custa menos do que as baterias de lítio similares em uso nos veículos de hoje.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível