História do estilo de nado de costas

Escrito por noelle carver | Traduzido por tatiana ament
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
História do estilo de nado de costas
As técnicas de natação são desenvolvidas desde os tempos antigos (competitive swimming image by Chad McDermott from Fotolia.com)

De acordo com a Cruz Vermelha Canadense, civilizações do Oriente Médio e da Grécia Antiga começaram a desenvolver técnicas de estilo rápido de sobrevivência na água em lagos, rios e no mar. Arqueólogos já encontraram baixos-relevos (gravuras talhadas) de natação (em estilo livre) em túmulos egípcios que datam de cerca de 2.000 a.C. No entanto, o nado de costas, que estreou nos Jogos Olímpicos de 1900, foi o último estilo a entrar no cenário da natação competitiva.

Outras pessoas estão lendo

Desenvolvimento de estilos

Embora a natação exista desde os tempos antigos, nadadores e instrutores refinaram os estilos significantemente nos últimos 100 anos. Os Jogos Olímpicos modernos, iniciados em Atenas, na Grécia, em 1896, criaram o interesse nos estilos e na definição de cada um. Desde sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos de 1900, o nado de costas sofreu poucas alterações. A FINA, Federation Internationale de Natation – uma organização que determina todos os padrões mundiais de natação – destaca que o nado de costas é um dos três estilos de natação e o único regulamentado para ser nadado de costas.

História do estilo de nado de costas
A análise científica de estilos ajudou a produzir movimentos, velocidade e propulsão mais variados (Swimming image by Stana from Fotolia.com)

Regulamentos do nado de costas

O nado de costas dá a vantagem da respiração, mas a desvantagem de não enxergar a rota e desvios no caminho. De acordo com o regulamento da FINA, o nado de costas também é o único estilo que permite que os nadadores comecem a competição na piscina em vez de mergulhar.

História do estilo de nado de costas
FINA, uma organização de padronização de natação, regulamenta todos os estilos de natação competitivos (swimming-pool image by Georgiy Pashin from Fotolia.com)

Campeões do nado de costas

Arno Bieberstein, da Alemanha, ganhou a medalha de ouro no nado de costas nas Olimpíadas de Verão de 1908, a última vitória usando um estilo de nado de costas de peito invertido. Desde 1910, atletas modernos nadam de costas com pernada alternada e tração com braçada.

O nadador olímpico norte-americano Adolph Kiefer dominou o estilo de 1935 a 1945 e foi o primeiro homem do mundo a nadar 100 m em menos de um minuto. O recorde dele manteve-se intacto por 15 anos.

Em 1922, a norte-americana Sybil Bauer tornou-se a primeira mulher a quebrar o recorde mundial ainda existente de um homem. Bauer nadou 400 m de costas em 6:24.8, quatro segundos mais rápida do que o recorde anterior. Ela estabeleceu 23 recordes mundiais em seis anos de competição e morreu aos 23 anos, de câncer.

Técnicas de nado de costas

Conforme o estilo desenvolveu-se depois da sua estreia olímpica em 1900, os nadadores perceberam que podiam aumentar sua velocidade com batida de perna propulsiva e simultânea submersa, semelhante à perna de borboleta. Muitos recordes mundiais foram quebrados com esta técnica até 1989, quando a FINA, o órgão regulamentador da natação, limitou a batida de perna borboleta no nado de costas aos primeiros 15 metros do ponto de partida.

No início dos anos 2000, nadadores australianos descobriram que poderiam conseguir mais impulso horizontal dobrando ligeiramente o braço ao passá-lo debaixo d’água e, desde então, os nadadores adotaram esse estilo para ganhar velocidade.

Fatos históricos interessantes

Os antigos assírios retratam um estilo de costas preliminar em suas gravuras em pedras. Os hititas, os minoicos e outras civilizações antigas também deixaram desenhos de habilidades de natação e mergulho. A Bíblia também menciona nadadores, em Ezequiel 47:5, além de Atos e Isaías.

História do estilo de nado de costas
A natação competitiva data do Japão Antigo, em 36 a.C. (Swimming image by Stana from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível