Quanto tempo um ser humano pode ficar de cabeça para baixo?

Escrito por elizabeth manson | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo um ser humano pode ficar de cabeça para baixo?
A prática é considerada, por alguns, como um alívio para a dor nas costas (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

As crianças e os adultos gostam de ficar de cabeça para baixo. Crianças se penduram em barras de macaco e trapézios, enquanto os adultos praticam bungee jump ou ficam suspensos a partir de barras e tabelas para ajudar com a dor nas costas. Os médicos não sabem todos os efeitos físicos dessa prática, mas pode levar à formação de coágulos sanguíneos e, por fim, a morte. É melhor manter a diversão (ou terapia) com moderação.

Outras pessoas estão lendo

Significado

Os seres humanos evoluíram como criaturas verticais. Nossos corpos usam a gravidade para bombear o sangue para as extremidades inferiores e cérebro. Quando a cabeça está para baixo, isto é invertida - o corpo se esforça para obter sangue para as pernas, enquanto o que está localizado na cabeça leva um bom tempo para retornar ao coração. Para combater isso, o coração tem que trabalhar duro para manter o fluxo sanguíneo.

Efeitos

Se manter pendurado de cabeça para baixo durante um longo tempo, pode levar à formação de coágulos de sangue, em especial no cérebro. Os coágulos e o inchaço no cérebro podem levar a um acidente vascular cerebral. O cérebro não tem os músculos que o resto do corpo tem para bombear o sangue de volta ao coração. A cegueira é outra possibilidade, porque a pressão aumenta por trás dos olhos. O sangue pode também acumular nos pulmões, resultando em edema pulmonar.

David Blaine

Em setembro de 2008, o ilusionista e dublê David Blaine ficou suspenso de cabeça para baixo no Central Park durante três dias e duas noites em um golpe que chamou de "Dive of Death" (mergulho da morte, em português). Mesmo que ele tenha passado por um intenso treinamento para se preparar, ele teve que ficar de pé pelo menos uma vez a cada hora para exames médicos. Ninguém pode ficar de cabeça para baixo por longos períodos de tempo, e mesmo com os períodos de "descanso", David Blaine ainda correu risco de morte.

Usos

A Terapia de inversão envolve a prática de se pendurar de cabeça para baixo para aliviar a dor nas costas. Você pode fazer isso de várias maneiras, como se suspendendo verticalmente a partir de uma haste ou se inclinando suavemente sobre uma mesa. Em princípio, essa prática remove um pouco da pressão sobre a coluna, especificamente os nervos e discos. Enquanto você pode sentir um alívio de curto prazo, o Dr. Randy A. Shelerud, escrevendo para o site da Mayo Clinic, observa que estudos de tração "consideram a técnica ineficaz para alívio de longo prazo."

Precauções

Os médicos não têm números exatos e rápidos sobre quando as complicações ocorreriam ao ficar pendurado de cabeça para baixo por um longo tempo - até David Blaine, nenhuma outra pessoa saudável consentiu em tal conluio extremo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível