Ideias para aula de educação física no ensino fundamental

Escrito por erin agnello | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para aula de educação física no ensino fundamental
Divida a classe em grupos e mude-os algumas vezes durante o ano para criar times fácil e rapidamente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Desenvolva um repertório de jogos divertidos para seus alunos do ensino fundamental brincarem durante as aulas de educação física. Escolha jogos com instruções simples e poucas regras para as crianças lembrarem. Use atividades energéticas para encorajar a forma física e manter o interesse das crianças.

Outras pessoas estão lendo

Pega-pega "com licença"

Mude um pouco a tradicional brincadeira de pega-pega. Escolha um aluno para começar. Essa criança perseguirá os outros colegas e tentará pegá-los, assim mudando a criança responsável por correr atrás dos outros. Crie áreas seguras colocando bambolês em cada canto da quadra. As crianças dentro dessas áreas não podem ser pegas e apenas uma pode ficar dentro do círculo por vez. Quando outra criança se aproxima, ela deve dizer "com licença" e as duas trocarão de lugar.

Corvos e garças

Divida a classe em dois times iguais, chamando-os de "Corvos" e "Garças". Posicione os dois times nas linhas centrais da quadra, de frente uns para os outros. Nomeie uma linha atrás de cada time -- em lados opostos da quadra -- para ser a "zona segura" do time. Chame os "corvos" ou as "garças". O time que for chamado começa. Os oponentes se viram e começam a correr em direção à sua zona segura. Se eles forem pegos antes de chegar até a linha, eles se juntam ao outro time. Continue jogando até que todos os jogadores estejam em um time só.

Aterro de almofadinhas

Divida a classe em dois times e coloque-os em filas em lados diferentes da quadra. Coloque um bambolê de cada lado. Espalhe almofadinhas -- uma por jogador mais seis ou oito almofadinhas adicionais -- pelo centro da quadra. Assopre um apito para começar o jogo. Os alunos correrão para o centro da quadra e pegarão uma almofadinha cada. Eles as levarão para o lado de seu time e as colocarão no centro do bambolê. Uma vez que todas as almofadinhas forem pegas, os jogadores podem roubar as almofadas de dentro do bambolê do time adversário. Eles não podem proteger as almofadinhas de seu time. Assopre o apito para encerrar o jogo. O time com mais almofadinhas vence.

Navio pirata

Posicione as crianças no centro da quadra. Eles fingirão estar em um navio pirata. Ensine-as diferentes comandos a seguir. Quando ouvirem "abaixar", eles correrão para a frente da quadra. "Popa" representa a parte posterior. Quando você gritar "bombordo", eles correrão para a esquerda e "estibordo", para a direita. "Lavar o convés" significa que os alunos devem se ajoelhar e fingir lavar o chão. Eles fingirão subir escadas quando ouvirem "subam no mastro". Os alunos o cumprimentarão e dirão "sim, capitão!", quando você disser "o capitão está vindo". As crianças deitarão no chão quando você disser "para o chão do convés!". Varie a quantidade de comandos usados durante o jogo para se adaptar à idade de seus alunos. Você pode brincar como um jogo de eliminação, deixando para fora a última criança a realizar cada comando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível