Mais
×

Ideias para discursos de premiação

Atualizado em 19 julho, 2017

Apresentar a entrega de um prêmio é quase tão honroso quanto recebê-lo, pois ele é o símbolo concreto de reconhecimento por uma realização ou um trabalho bem feitos. Apresentá-lo ou entregá-lo pode ser uma honra, mas fazer um discurso é um desafio. Reflita sobre algumas ideias para garantir que esse momento especial não seja ofuscado por uma apresentação gaguejante ou por uma gafe.

Apresente ou receba um prêmio com um discurso bem escrito (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Humor

Algumas pessoas ficam intimidadas quando recebem a tarefa de falar em público. Use uma piada ou história para descontrair e deixar o orador e o público à vontade. Sua piada pode ser tão simples quanto uma anedota encontrada em um livro ou algo bem-humorado direcionado ao próprio orador. Evite piadas de duplo sentido, pois elas são muito apelativas e podem, potencialmente, ser ofensivas a alguém na platéia. Histórias curtas e cômicas sobre os filhos ou o animal de estimação do orador é algo com que as pessoas poderão se identificar.

Esclarecimentos

Tanto quem apresenta o prêmio quanto a pessoa que o recebe devem ter um conhecimento sólido sobre sua importância. O apresentador deve dar detalhes sobre como o vencedor foi selecionado e por que ganhar esse prêmio é uma grande honra. Por exemplo, ele poderia dizer ao público que o vencedor foi escolhido entre um grupo de 100 candidatos indicados. Também deveria explicar que o prêmio foi concedido, porque o vencedor fez a maioria das vendas, alcançou suas metas ou foi votado por seus colegas. Quem recebe o prêmio, então, deve detalhar por que se sente tão honrado em vencer e reconhecer as realizações de outros indicados.

Introdução

Um apresentador deve se apresentar assim que chega ao palco. Ele deve dizer seu nome, seu cargo e por que está apresentando o prêmio, para ter credibilidade. Isso é importante, uma vez que ajuda o público a entender o porquê de ele ter sido escolhido para essa tarefa. Por exemplo, o apresentador pode ser um especialista da mesma área de trabalho que quem vai receber o prêmio e conhecer a pessoa e suas realizações de antemão. Pode ser um amigo ou até mesmo alguém que também tenha sido indicado ao prêmio. O apresentador deve, também, apresentar o vencedor dando informações gerais sobre ele para aqueles entre o público que possam não estar familiarizados com a pessoa.

Outras ideias para um discurso de premiação

Use slides de fotos e outros suportes visuais durante um discurso de premiação. Mostre imagens de vencedores anteriores ou de algumas realizações importantes do vencedor atual. Ajude o público a acompanhar as fotos referindo-se a elas no discurso.

Um discurso de agradecimento deve incluir uma mensagem de gratidão. Quem vai receber o prêmio pode agradecer aos pais, cônjuges, filhos, colegas de trabalho, mentores, chefes e companheiros. Outras pessoas a serem agradecidas são os patrocinadores e demais indicados ao prêmio.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article