Ideias para feira de ciência no tópico "dança"

Escrito por lauren vork | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para feira de ciência no tópico "dança"
A dança é um tópico excelente para feiras de ciências (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Embora a dança seja uma forma de arte e um tipo de auto-expressão, todos os tipos de dança apresentam uma grande variedade de oportunidades de estudar ciências também. Dos princípios biológicos e mecânicos que fazem o movimento humano possível às características físicas mais avançadas de movimentos complicados de equilíbrio, o tópico da dança traz consigo um grande número de excelentes inspirações para projetos de feiras de ciências.

Outras pessoas estão lendo

Spotting

Para esse projeto, estude a ciência por trás do "spotting". Esta é uma técnica usada pelos bailarinos para evitar a tontura ao girar, onde o dançarino mantém os olhos em um ponto fixo e giram a cabeça em uma volta rápida durante o giro, ao invés de girar junto com o ritmo do resto do corpo. Examine as causas anatômicas do equilíbrio e a tontura e avalie de que maneira o "spotting" previne a tontura.

Equilíbrio

Para um projeto de feira de ciências baseado em equilíbrio, olhe como os dançarinos conseguem equilibrar seus corpos em posições perigosas. Especificamente, olhe como o equilíbrio é baseado no micro-movimento, ao invés de se manter completamente imóvel. Compare os pequenos movimentos do corpo equilibrado de um dançarino com outros tipos de estruturas, como amortecedores ou designs arquitetônicos.

Rotação

Estude a ciência da rotação e como ela afeta o movimento na dança. Use voluntários para ajudar com experimentos feitos para estudar como diferentes fatores no formato do corpo dos dançarinos ou no tipo de alavanca alcançada para um giro irá afetar a velocidade e o número de rotações que eles conseguem fazer com apenas um impulso. Examine fatores como energia potencial e resistência do vento.

A saúde da dança e ciência

Com este tema de feira de ciência, explore as várias maneiras que hábitos saudáveis melhoram as condições para os dançarinos e o porquê. Examine tópicos como alongamento ou ingestão de potássio e como isso pode ajudar a prevenir cãibras musculares. Também podem ser vistos fatores como anatomia e como isso se relaciona à diferença entre as técnicas adequadas e inadequadas e as causas de lesões. Tente desenhar e construir alguns modelos experimentais funcionais que possam ser usados para mostrar os efeitos de pressões indevidas nas articulações, tendões e ligaduras.

Coordenação física e dança

Utilizando esse tema, faça experimentos estatísticos para testar se o intenso estudo da dança melhora a coordenação física básica. Use testes simples (como pegar uma bola que foi jogada ou uma régua que caiu) para estudar os reflexos de dois grupos de pessoas: aqueles com treino de dança avançado e aqueles com pouca ou nenhuma experiência de dança. Verifique os dois grupos de dados para ver se as habilidades com dança afetam os reflexos e o tempo de resposta em outras áreas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível