Ideias para jogos feitos com materiais reciclados

Escrito por sarah thompson | Traduzido por tiago cardoso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para jogos feitos com materiais reciclados
Use tampas de garrafas plásticas para um jogo divertido e ecológico (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Muitos itens em uma casa são recicláveis​​, desde rolos de papelão de papel toalha até tampas de garrafas plásticas. Antes de jogá-los na lixeira, divirta-se com esses materiais utilizando-os como blocos ou bases para fazer jogos. Ao fazer isso, você pode ensinar aos jogadores a importância da reciclagem e quais os tipos de itens que são considerados recicláveis. Além disso, os alunos irão aprender a ter espírito esportivo e talvez até fazer um pouco de exercício.

Outras pessoas estão lendo

Boliche ecológico

Este jogo de boliche requer seis garrafas plásticas vazias e limpas. Você também vai precisar de uma bola de espuma barata ou qualquer material reciclável que seja esférico. Se você quiser, pinte as garrafas antes de jogar. Pinte-as primeiro com gesso branco para que a outra tinta fixe melhor. Depois, pinte-as com tintas coloridas não tóxicas e deixe secar. Rosqueie as tampas com cuidado e organize as garrafas em um padrão triangular. Fique a uma distância razoável e tente atingir as garrafas com a bola. Você pode adicionar um sistema de pontuação e atribuir um número de vezes para cada jogador, ou então seguir as regras do boliche clássico. O jogador com mais pontos no final do jogo será o vencedor.

Acerte a garrafa

O jogo acerte a garrafa funciona como o próprio nome já diz, e para brincar são utilizadas garrafas de dois litros e suas tampas. Por serem materiais pequenos, a dificuldade do jogo aumenta. Primeiro, limpe e corte duas garrafas um pouco acima da metade, use a parte inferior como o lugar onde você terá de acertar as tampinhas (coloque o que sobrou da garrafa na lixeira de materiais recicláveis!). Coloque um pouco de terra no fundo para dar estabilidade e posicione os recipientes a uma distância confortável, porém difícil o suficiente. Formam-se duas duplas. Cada equipe fica com um recipiente e recebe 10 tampinhas para dividir entre os jogadores. Os times se revezam jogando uma tampa de cada vez tentando acertar o recipiente oposto. Cada jogador deve ter a sua vez. O jogo acaba quando todas as 10 tampas já tenham sido lançadas, quem acertar mais tampas nos recipientes sairá vencedor. Para aumentar a dificuldade, troque as tampinhas por lacres de latas de alumínio.

Jogo da memória reciclável

Este jogo usa tampas de garrafas para testar a memória. Primeiro, limpe 20 tampinhas de refrigerante, 10 tampas devem ter uma correspondente idêntica de modo que se formem 10 pares. Se isso não for possível, pinte 10 pares de modelos idênticos. Vire-as de cabeça para baixo sobre uma superfície. A brincadeira deve ter dois ou mais jogadores que se revezem virando duas tampas, na tentativa de encontrar duas iguais. Para cada par encontrado, o jogador ganhará um ponto e deverá tirar as tampas achadas do jogo. Se sua tentativa não der certo, as tampas devem ser viradas novamente e então será a vez do próximo jogador. O jogo durará até que todos os pares sejam encontrados. Quem fizer mais pontos será o vencedor.

Torres ecológicas

Torres é um jogo de construção feito para vários jogadores. Pegue todas as latas recicladas que você conseguir e coloque-as em uma grande pilha no fundo de um cômodo. Estas latas deve estar bem limpas. Separe os jogadores em equipes. Ao seu comando "JÁ", os jogadores vão correr para pegar as latas e então voltar aos seus lugares. Cada grupo irá tentar construir a torre mais alta com as latas, em um período de tempo predeterminado, sem usar outros recursos, como cadeiras. Neste período, a qualquer momento, os jogadores podem voltar à pilha para buscar mais latas. Após o término do tempo, espere cinco minutos ver se elas não cairão. A equipe com a maior torre, que continuar em pé ao fim dos cinco minutos, sairá vencedora. Se necessário, ajuste o jogo para atender as necessidades de alguns jogadores. Por exemplo, se as crianças não forem grandes o suficiente, deixe que elas usem cadeiras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível