Ideias para lições sobre a mentira

Escrito por trisha dawe | Traduzido por amanda schmitt
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para lições sobre a mentira
Deixe que os alunos usem a criatividade, expressando o que entendem por honestidade (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Muitos professores trabalham com alunos da pré-escola e jardim o conceito de honestidade e como mentir afeta cada um deles, incluindo as consequências do ato de mentir. Reforce esse trabalho com atividades artísticas que ofereçam um método para rever esse conceito na prática. Esse método envolve cada estudante no aprendizado independente.

Outras pessoas estão lendo

Atividades de teatro

Oriente os alunos a desenhar e decorar sacos de papel ou meias para que se transformem em marionetes. Cada criança desenha, colore e recorta os detalhes do rosto em um papel grosso ou papel lixa, adicionando lã para o cabelo e um pompom para o nariz. Em uma segunda atividade, os alunos podem desenhar ou copiar personagens. Depois, recortam o desenho e colam cada um em um palito de madeira. Isso é usado para encenar peças de teatro ou shows de marionete que falem sobre a verdade.

Produção de um livro

Oriente os alunos a dobrarem uma folha de papel ao meio no sentido do comprimento (como se fosse um cachorro-quente) e faça um corte em uma metade do papel até a dobradura, na metade do "cachorro-quente". Dobre ao meio onde você fez o corte para criar um livrinho de duas partes. Nas partes que ficaram soltas, peça que os alunos escrevem "verdade" e "mentira". Depois, eles devem abrir o livrinho e fazer um desenho deles mesmos após terem contado uma verdade no lado que diz "verdade" e uma mentira no lado que diz "mentira". Eles podem ser retratados orgulhosos ou envergonhados. Adapte a atividade, recortando em revistas imagens de crianças que pareçam ter aprontado e mentido sobre o que fizeram e outras que tenham obedecido seus pais e falado a verdade.

George Washington e a mentira

Existe uma célebre história sobre George Washington que diz que, quando garoto, ele derrubou a cerejeira preferida do jardim do seu pai. Ao ser questionado, ele admitiu o que havia feito, dizendo "Eu não posso mentir. Fui eu, papai, com a minha machadinha". Faça o tronco de uma árvore, as folhas e modelos de cerejas bem grandes. Peça aos alunos que desenhem e recortem as cerejas de papel colorido. Cada um irá escrever ou desenhar nas cerejas mentiras que já tenha contado aos seus pais. Essa atividade exige que o aluno diga a verdade, assumindo as mentiras e comprometendo-se a não repetir o erro. Adapte a atividade usando as mãos dos alunos e tinta marrom, verde e vermelha para recriar a cerejeira.

Arte livre

Diga aos alunos que usem a criatividade para construir uma obra de arte que lembre a honestidade, usando qualquer meio disponível em sala de aula. Cada um pode escolher uma coisa diferente para representar a mentira, como uma escultura, pintura ou colagem. Não há certo e errado. Uma criança pode ver a mentira como algo muito ruim e usar a cor vermelha para mostrar o atrevimento que é ser desonesto, enquanto outros podem ser mais literais e simplesmente desenharem uma criança de castigo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível