×
Loading ...

Ideias para painéis de feira de leitura

Atualizado em 17 abril, 2017

Embora a leitura de um bom livro seja um ótimo passatempo para as crianças, mostrar um livro favorito pode deixá-las animadas com relação à leitura. Uma feira de leitura é um evento para o qual as crianças fazem painéis coloridos com base em livros de sua escolha. Os alunos representam títulos, autores, cenas e outros elementos e, como em uma feira de ciências, recebem prêmios com base na originalidade, criatividade e no quão convincente for sua exibição. Faça o seu painel de feira de leitura ser bem chamativo utilizando uma variedade de ideias que irão ajudá-lo a ficar em primeiro lugar.

Uma criança que se interessa por livros está mais propensa a se tornar um leitor para toda a vida (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Ideias para os títulos

O título de seu painel é a primeira coisa que os participantes notarão. Use cores brilhantes e coloque o título do livro na parte superior do painel. Você pode fazer as letras usando papel cartão de diferentes cores e colá-las no painel. Faça o visual do título refletir o conteúdo do seu livro. Se for um livro de mistério assustador, use letras pretas com rabiscos de fantasmas. Se for um livro feliz e animador, use as cores do arco-íris.

Loading...

Mostrando o conteúdo

É importante incluir o que acontece no livro que você escolheu. Desenhe algumas de suas cenas favoritas e cole-as no painel. Use lápis de cor para adicionar detalhes. Coloque-as em ordem cronológica e escreva uma legenda em cada cena para mostrar às pessoas o que está acontecendo. Você também pode usar objetos tridimensionais para mostrar o conteúdo. Se seu livro envolver animais, cole alguns animais de brinquedo no painel. Se ele envolver o espaço sideral, use um foguete de brinquedo ou planeta.

Biografias dos personagens

Você pode ajudar os participantes a compreenderem o seu livro fazendo pequenas biografias dos personagens. Escolha alguns dos personagens principais e faça um desenho de cada um. Você pode desenhá-los como em um retrato ou retratá-los executando uma ação. Abaixo de cada figura coloque o nome do personagem, o que ele gosta e o que não gosta, sua importância na história e mais alguma coisa que você ache importante. Deixe os participantes votarem no personagem favorito com base no desenho e na descrição.

Retratando o autor

Por vezes, a compreensão sobre o autor é tão importante quanto a descrição do livro. Faça o download e imprima uma foto ou faça um desenho do autor do seu trabalho. Se ele for famoso, escreva o seu nome em letras grandes. Se for um autor desconhecido, inclua detalhes biográficos que a maioria das pessoas talvez não saiba. Algumas feiras de leitura permitem objetos sobre a mesa na frente do painel. Se este for o caso, faça um modelo de argila do seu autor escrevendo o livro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...