Ideias de projetos sobre o sistema solar e os planetas

Escrito por kennedi rose | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de projetos sobre o sistema solar e os planetas
Nosso sistema solar contém oito planetas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os alunos ficam muitas vezes animados para aprender sobre os corpos celestes - planetas, luas e sol -, mas na ausência de viagens de campo para o espaço sideral, é difícil esses conceitos parecerem "reais". A criação de projetos de laboratório para os alunos irá ajudá-los a compreender melhor os conceitos de estrelas que orbitam planetas no espaço e fará com que as idéias pareçam mais tangíveis. Há uma grande variedade de ideias que podem ser gratuitas ou caras, dependendo dos materiais necessários. Cada projeto pode ser adaptado para qualquer faixa etária, dependendo da quantidade e complexidade das informações de que se necessita que o aluno demonstre.

Recriando a distância entre os planetas

Uma atividade comum que ensina os alunos a compreenderem a distância entre os objetos no sistema solar é fazer os estudantes reduzirem a distância entre o Sol e os planetas para uma pequena escala, como milímetros ou centímetros, mantendo a proporção original intacta. Os alunos podem, em seguida, desenhar a localização de cada corpo do sistema solar. Eles vão ver rapidamente que o Sol e Mercúrio estão tão perto que é difícil desenhá-los separadamente em uma escala tão pequena, mas Netuno estará a vários metros de distância do sol.

Projeto de observação do céu

Os alunos deverão observar o céu todas as noites durante uma a duas semanas, anotando a hora do nascer e pôr do sol, como do aparecimento e desaparecimento da lua. Os alunos também deverão anotar o momento do aparecimento das principais constelações como Cruzeiro do Sul, as Três Marias e a de Sagitário, e observar onde elas surgem no céu em relação a marcos, tais como edifícios e árvores. Os estudantes deverão desenhar um esboço da fase da lua durante essa observação. No final da semana, eles irão relatar as mudanças dos momentos e locais do nascer/pôr do sol e aparecimento/desaparecimento da lua e das constelações, tirando conclusões sobre a direção e localização da Terra em relação a outros órgãos do sistema solar durante a semana de observação.

Criando um sistema solar em miniatura

Um dos projetos mais clássicos é simplesmente criar um sistema solar de bolas de isopor, cola e barbante ou pinos. Dependendo da idade e experiência dos alunos, os professores podem decidir se vão estipular desafios adicionais, tais como a conformidade do sistema solar modelo com a escala de distância correta entre o Sol e os planetas, pintar cada planeta da cor correta e listar, em um placa separada, quais elementos fazem-no parecer assim ou construir o sistema solar modelo em um ponto de articulação para que os planetas possam realmente girar em torno do sol.

Criando uma roda celeste

Os alunos irão desenhar uma roda celeste, representando as constelações, e colocá-la sobre uma roda de dia / hora, listando os meses do ano e as horas do dia. Deve-se segurar a roda de tal forma que o horizonte esteja na parte de baixo e com orientação para que os pontos "de baixo" fiquem na mesma direção cardeal (norte, sul), os estudantes devem ser capazes de alinhar a roda do céu com a roda do dia / hora, a fim de encontrar as constelações. Se os alunos tiverem idade suficiente, faça-os usar uma bússola para melhor orientar a roda ou peça-lhes para explicar como essa roda seria diferente em outro hemisfério.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível