Ideias de redação sobre causa e efeito

Escrito por sarah castille | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de redação sobre causa e efeito
Um bom assunto é a chave para se escrever uma excelente redação sobre causas e efeitos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As redações sobre causas e efeitos são um dos tipos mais envolventes e, no entanto, desafiadores de escrita. Elas combinam pesquisa, análise e argumentação persuasiva. Encontrar o tema certo pode ajudar a deixar o seu trabalho interessante, inteligente e digno de uma nota 10.

Outras pessoas estão lendo

Entendendo causa e efeito

A causa e efeito é um tipo de relação entre dois eventos em que um atinge direta ou indiretamente o outro. Nós vemos as relações de causa e efeito constantemente em nossas vidas diárias. Por exemplo, você esquenta uma panela de água e esta ferve; você solta uma bola e ela cai; você destranca uma porta e ela abre. Claro, uma redação sobre causa e efeito examina as relações mais complicadas, nas quais as causas ou os efeitos de um determinado evento não são imediatamente claras.

Fazendo escolhas de tópicos

Encontre um evento ou situação que lhe interesse e considere os fatores que o criaram ou que ele criou. Se estiver interessado na pobreza, pode olhar para ela como causa e determinar quais os efeitos que ela tem sobre a sociedade. Outra opção é enxergar a pobreza como um efeito e traçar os fatores que levaram a isso. Considere as limitações e as possibilidades de diversos temas. Alguns tópicos de causa e efeito são muito óbvios para se analisar, enquanto outros exigem uma extensa quantidade de pesquisa. Os melhores temas estão no meio desses extremos.

Temas atuais

Os temas atuais, como eleições, guerras e decisões de políticas externas podem ser atraentes, porque lidam com questões de relevância imediata. A melhor maneira de encontrar tópicos atuais é analisar jornais, revistas ou meios de comunicação social procurando por eventos que despertam o seu interesse. Tente encontrar materiais que deem uma visão completa do tema, o que significa que você terá que fazer um pouco de pesquisa.

Ciência e o meio-ambiente

Já que a ciência baseia-se nos princípios de causa e efeito, ela é uma boa área para se procurar temas. As questões ambientais oferecem vários possíveis tópicos para análise. Alguns temas populares são as causas das alterações climáticas ou efeitos dos gases do efeito estufa sobre a camada de ozônio. Alguns tópicos menos óbvios podem ser os efeitos de climas extremos sobre condições econômicas ou o impacto social de políticas ambientais ruins no mundo em desenvolvimento.

Questões sociais e culturais

A cultura e a sociedade proporcionam um leque de oportunidades para análise. Estudar as causas e efeitos dos problemas sociais pode produzir resultados surpreendentes. Por exemplo, alguns sociólogos argumentam que o ar condicionado provocou a deterioração das comunidades sociais. Se você prefere olhar para o entretenimento popular, pode considerar escrever sobre os efeitos sociais de redes sociais, os efeitos da violência em filmes e videogames sobre as crianças ou até mesmo sobre a forma como a televisão pode causar mudanças na sociedade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível