Mais
×

Identificação de vespas

Atualizado em 17 abril, 2017

As vespas fazem parte da mesma ordem que as abelhas e formigas, chamada de Hymenoptera, que significa "asa transparente". Qualquer inseto que faça parte dessa ordem e não seja uma abelha ou formiga, é uma vespa; existem diversos tipos de vespas e, muitas vezes, são confundidas com abelhas. As duas maiores categorias em que as vespas são divididas são as sociais e as solitárias. A maioria das vespas solitárias não vivem em ninhos; já as sociais constroem seus ninhos em locais como árvores, sótãos, vãos em varandas e buracos de construções.

Muitas vespas possuem listas brilhantes de cor amarela (wasp image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Identificação física

A maioria das vespas possuem dois pares de asas - um par maior nas asas da frente e outro menor na parte de trás. A maior parte das fêmeas tem um ferrão que contém veneno. Ao contrário das abelhas, a maioria delas não possui muito pêlo no corpo. Algumas podem pousar na água e formar ninhos próximos dela, embora sejam, em grande parte, terrestres. Algumas são totalmente negras e outras, como a abelha-pedreira e a vespídea comum, possuem listas amarelas.

As vespas são maiores que as abelhas (wasp image by pearlguy from Fotolia.com)

Tipos

Além dos vespídeos (comuns na América do Norte) e as abelhas-pedreiras, a família das vespas inclui as "formigas de veludo", que são negras e vermelhas, as vespas do papel, dauber de lama, as de pólen e as aranha vespas, além de vários outros tipos. A maioria dessas espécies tem corpos longos e esbeltos e podem apresentar manchas amareladas.

Algumas vespas possuem manchas vermelhas (wasp image by Clarence Alford from Fotolia.com)

Diferenças entre abelhas e vespas

Muitas pessoas confundem abelhas com vespas. Uma das diferenças mais significantes entre as duas é o hábito alimentar: as abelhas consomem o néctar das plantas, sendo que as vespas se alimentam geralmente de pequenos insetos. As vespas não possuem muitos pêlos no corpo como as abelhas, pois não precisam usá-los para transportar pólen. Ambas as fêmeas das espécies possuem um ferrão venenoso; as vespas geralmente picam para imobilizar a presa e as abelhas usam o ferrão como um mecanismo de defesa das colmeias. Enquanto as abelhas, na maioria das vezes, morrem após picarem, as vespas e as abelhas-pedreira podem usar o ferrão diversas vezes.

As abelhas apresentam corpos mais peludos que as vespas e se interessam por pólen (Bee image by Tamas Majer from Fotolia.com)

Ninhos de vespas sociais

Vespas sociais fazem ninhos em locais que são cobertos, porém parcialmente ao ar livre. Diferente das abelhas, elas não produzem cera mas, ao invés disso, fazem seus ninhos com o acúmulo de fibras de madeira que elas mastigam até amolecer. A pasta da madeira torna-se a acomodação do ninho, compartimentos para ovos e abrigo para filhotes. As colônias possuem tonalidade de cor cinza.

Os ninhos de vespas assumem diversas formas, dependendo do tipo de vespa (wasp image by Marian Maier from Fotolia.com)

A picada de vespa

Quando as vespas picam as pessoas, ocorrem os seguintes sintomas: vermelhidão na região afetada, dor imediata, inchaço e coceira. Se a pessoa for alérgica à vespas, pode apresentar urticária, falta de ar, inchaço da boca ou estômago, vômitos, náuseas e baixa pressão sanguínea. Se isso acontecer, deve-se procurar atendimento médico imediatamente. Apesar de não haver nenhum antídoto para veneno de insetos, várias medidas podem ajudar a aliviar a picada, como remover o ferrão, aplicar gelo na região, tomar medicamento anti-alérgico, como Benadryl ou Claritin, para diminuir a coceira e tomar analgésico. A região afetada deve ser lavada e coberta com pomada antibiótica.

As vespas podem picar várias vezes seguidas (wasp image by Marek Kosmal from Fotolia.com)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article