Como identificar uma pessoa alcoólatra

Escrito por wirnani garner | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar uma pessoa  alcoólatra
O alcoolismo é uma condição séria de vício.

O alcoolismo é um distúrbio crônico que se caracteriza pelo uso persistente, excessivo e incontrolável do álcool, resultando em uma dependência física e mental. Muitas pessoas que sofrem de alcoolismo não sabem que têm problemas com a bebida. O que começa como uma atividade social inofensiva, vagarosamente torna-se um hábito e, logo, um vício irrepressível. Algumas pessoas mostram sinais óbvios de abuso do álcool e dependência, já outras não mostram nenhum sinal visível da condição. Aqui vão alguns sinais de alerta que ajudam a dizer se uma pessoa é alcoólatra.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Observe com que frequência ele bebe sozinho. Beber com amigos ou colegas de trabalho em ocasiões especiais normalmente não é um problema. Mas se ele bebe na maioria do tempo que está sozinho, pode ser um sinal de alcoolismo. Você pode vê-lo beber em um bar ou até escondido.

  2. 2

    Observe a tolerância ao álcool. O aumento da tolerância ao álcool é outro indicador de um indivíduo alcoólatra. Com o passar do tempo, o sistema dele não responde mais a ingestões moderadas da substância, já que está acostumado a beber sempre. Como um resultado isso, ele aumenta a dose ao beber, e faz mais do que fazia antes, até sentir-se intoxicado, o que é meramente a sua intenção.

  3. 3

    Note o quanto ele considera a bebida uma parte de sua rotina diária. Uma pessoa alcoólatra normalmente tem um período certo para embebedar-se. Por exemplo, se ele visita um bar ou loja de bebidas diariamente após o trabalho, isso pode ser um sinal de problemas com o álcool. Você verá que ele arranja desculpas só para beber um drink.

  4. 4

    Veja como o humor muda se a sua rotina de bebidas é interrompida. Uma pessoa alcoólatra normalmente desenvolve uma vontade incontrolável de beber, sendo tão forte como o impulso para comer quando se está com fome. É por isso que quando a sua hora de beber é interrompida, ele fica irritado e continua assim até que a sua compulsão seja satisfeita.

  5. 5

    Veja como ele reage se você questiona os seus hábitos alcoólicos. O alcoólatra normalmente responde de maneira negativa quando você o questiona sobre isso. Ele sempre nega ou mente sobre esse problema e nunca enxerga que está bebendo demais.

  6. 6

    Monitore as suas funções diárias sem o álcool. Um alcoólatra tem dificuldades em completar tarefas sem consumir a bebida. Ele considera o álcool como um energético, e se ele não consumir nada durante o dia, será difícil completar qualquer tarefa que ele precise fazer. Na maioria das vezes, ele pode acabar armazenando bebidas em lugares incomuns como no escritório, carro ou casa, só para garantir que tenha sempre algo para beber.

  7. 7

    Fique sempre de olho em como ele lida com os problemas de sua vida. Quando se trata de seus problemas de saúde, uma pessoa alcoólatra muitas vezes não consegue cuidar de si mesma, seu apetite diminui porque a sua concentração foca apenas em beber e nada mais, e mesmo se ele tiver um problema de saúde real, ele não parará de beber. Suas questões financeiras e legais estão cheias de problemas, ele está sempre atrasado no pagamento de contas e muitas vezes perde a noção de onde foi parar seu dinheiro. Ele geralmente se torna uma ameaça física para sua família e para outras pessoas, devido ao seu comportamento embriagado e violento. Seu trabalho pode estar em perigo como resultado de seu problema com o álcool - ele chega muitas vezes atrasado, trabalha de forma ineficiente devido à falta de concentração e até perde dias de trabalho porque está sempre bêbado demais para acordar e se mover.

  8. 8

    Tente ver se a pessoa passa por episódios de abstinência. A abstinência pode ser um sério sinal de alcoolismo. Esse é uma situação em que a pessoa se sente mal sempre que não tem álcool no sistema, normalmente com náusea, suadouro, tremedeira e ansiedade. Os sintomas da abstinência são muito maiores do que os de uma simples ressaca. Eles podem aparecer no período da manhã, ao levantar, e piorar ao longo do dia. Esses sintomas cessam apenas se ele beber novamente.

Dicas & Advertências

  • A intervenção precoce é a melhor maneira de impedir que alguém se torne um alcoólatra. Tente conversar abertamente com o seu familiar ou amigo que está quase se tornando um viciado em álcool. Faça-o perceber que não é tarde demais para lutar contra isso. Este é um método eficaz especialmente para adolescentes.
  • A recuperação do alcoolismo é um desafio para a vida toda. Mas, se você mostrar apoio a um parente ou amigo alcoólatra, será mais fácil para ele lidar com o problema. Saber que alguém acredita nele vai ajudar a motivá-lo a tornar-se uma pessoa melhor.
  • Incentive o parente ou amigo alcoólatra a participar de grupos de apoio. Você pode não convencê-lo em sua primeira tentativa, mas não pare de tentar. Deixe-o saber que você estará sempre com ele, a cada passo do caminho. Alguns dos grupos de apoio mais conhecidos são os Alcoólicos Anônimos (AA), um grupo que ajuda as pessoas alcoólatras a levar uma vida sóbria; Alateen, um grupo que foca na ajuda de crianças e adolescentes com problemas com o álcool; e o Al-anon, um grupo que visa ajudar as famílias e outras pessoas afetadas pelo alcoolismo de alguém próximo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível