Mais
×

Como identificar o capim-pé-de-galinha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O capim-pé-de-galinha (Eleusine indica) poderá realmente "estragar" um gramado. O verão traz inúmeras ervas daninhas invasoras para a grama do jardim e o capim-pé-de-galinha poderá ser uma das mais difíceis de lidar. A identificação dessa destruidora desenfreada poderá ser complicada, mas aqui estão algumas dicas sobre como identificar o culpado e ganhar a guerra das ervas daninhas.

Instruções

O verão traz inúmeras ervas daninhas invasoras para a grama do jardim (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Estabeleça que a planta é uma erva daninha. Qualquer planta do gramado ou jardim que seja indesejável será considerada uma erva daninha. O capim-pé-de-galinha é uma erva daninha anual que aparece na estação quente e, às vezes é chamada de capim-de-burro, capim-da-cidade e erva-das-bermudas. Essa planta é parecida com o capim-colchão.

  2. Inspecione o local da erva. A crescente localização de crescimento favorita, que será onde o solo estará compactado e o gramado será escasso, como as áreas de alto tráfego, onde há pouca drenagem.

  3. Avalie a aparência geral da erva daninha. O capim-pé-de-galinha geralmente tem a cor verde mais escura do que o capim-colchão, e parece como uma roseta de crescimento horizontal, com hastes planas que poderão atingir até 60 cm de comprimento. A porção das hastes mais próximas ao centro da roseta será branca ou prateada. Essa é uma das mais claras diferenças entre o capim-colchão e o capim-pé-de-galinha.

  4. Observe as raízes. Puxe ou cave para obter uma amostra da erva. O capim-pé-de-galinha tem um sistema de raízes extenso e fibroso que poderão dificultar sua remoção.

  5. Observe as folhas da erva. As folhas do capim-pé-de-galinha são verde escuras e poderão ser planas ou dobradas, podem crescer até 30 cm de comprimento com, aproximadamente, 8 mm de diâmetro e são extremamente difíceis de serem cortadas com um cortador. Muitas vezes as lâminas foliares aparecerão desgastadas pelo cortador, ao invés de cortadas.

Dicas

  • A melhor defesa contra ervas daninhas do gramado é a prevenção, seguido pela observação. A manutenção regular e de corte, conforme exigido pelo tipo de grama plantada, a observação regular e a conscientização das áreas problemáticas potenciais são boas práticas para a manutenção do gramado.
  • O capim-pé-de-galinha é fácil de ser detectado, mas se houver qualquer dúvida quanto a identidade da erva daninha procure assistência nos viveiristas produtores ou em centros de jardinagem da sua região.
  • Esta erva é uma gramínea anual de estação quente que se espalha pelo sistema radicular e se multiplica através das sementes. As sementes são produzidas em talos com 5 cm a 15 cm e aparecerão no verão. O capim-pé-de-galinha morrerá na primeira geada, mas as sementes ficarão dormentes até a primavera. Uma vez essa erva daninha fique estabelecida em um gramado, poderá ser difícil de erradicá-la.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article