Se você gosta de colecionar antiguidades ou garimpar artefatos e restaurá-los, pode estar interessado em aprender a identificar latão velho. Antes que possa determinar se a lamparina ou o artefato metálico que você deseja restaurar é feito de latão envelhecido, é preciso estar ciente de algumas das propriedades dessa liga. Existem muitos tipos diferentes, cada uma com uma diferente composição específica de metais, mas geralmente é feita principalmente de cobre e um pouco de zinco, embora as ligas antigas possam também conter chumbo.
Instruções
-
Procure por incrustações no objeto resultantes da oxidação do metal. Devido o latão ser um metal cúprico -- uma liga de cobre -- o latão envelhecido pode assemelhar-se à uma pátina esverdeada ou azulada que se forma sobre as superfícies expostas.
-
Remova as incrustações do objecto de metal deixando-o de molho, numa solução de 5 a 10 por cento de ácido cítrico. Deixe o objeto submerso nessa solução de uma hora a vários dias, até que as incrustações tenham se dissolvido ou desprendido e você possa identificar o metal mais abaixo. Agite a solução periodicamente para evitar o acúmulo de ácido e a corrosão do metal.
-
Remova o acabamento com um produto para decapagem de latão se o objeto tiver um acabamento polido com a cor do metal modificada. As propriedades do latão podem resultar em um metal em vários tons de marrom, rosa ou amarelo, mas as ligas mais antigas e muitas peças polidas têm uma tendência para o amarelo.
-
Lustre levemente a superfície do metal com lã de aço para remover qualquer resíduo remanescente que possa estar cobrindo a cor do mesmo. Quando você tiver retirado todas as incrustações, acabamentos e resíduos, você poderá distinguir o latão do cobre pelos tons de amarelos (ao invés de rosa) . As propriedades dessa liga também resultam num metal mais forte do que o cobre, o qual é muito maleável.
-
Verifique se há magnetismo. Se o metal atrair ímãs, pode conter ferro e pode ter revestimento de latão, desse modo o objeto não é maciço.
-
Teste uma pequena área do metal para distinguir o latão envelhecido do bronze, que é uma liga muito semelhante. O latão irá se tornar rosa quando testado com ácido clorídrico e virá a assemelhar-se ao cobre puro assim que o ácido remover o zinco. Este é um teste de corrosão, desse modo a utilização de ácido deve ser moderada e numa pequena área do metal.