Qual o impacto de John Dalton na ciência?

Escrito por eric benac | Traduzido por marina costa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual o impacto de John Dalton na ciência?
John Dalton foi a primeira pessoa a teorizar sobre a existência dos átomos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Muitos cientistas contribuíram para a ciência com ideias importantes. Um deles é John Dalton, que contribuiu para os campos da física e da meteorologia, incluindo algumas ideias inciais da teoria atômica. O trabalho dele influenciou centenas de outros e contribuiu para descobertas importantes.

Outras pessoas estão lendo

Biografia

John Dalton nasceu em 6 de setembro de 1766. Ele nasceu em Eaglesfield na Inglaterra, em uma família pobre. Foi educado por seu pai, que era tecelão, pela maior parte de sua infância. Dalton era um jovem brilhante e começou a ensinar na Escola Quaker com a idade de 12 anos. Mais tarde, em 1781, ele começou a ensinar em Kendal, com o irmão mais velho e o primo. Depois, mudou-se para Manchester, em 1793, onde ensinou pelo resto de sua vida em New College. Dalton nunca foi casado e faleceu em 27 julho de 1844, devido a um acidente vascular cerebral.

Daltonismo

Dalton sofria de daltonismo. Ser daltônico em química foi difícil, já que ele não poderia dizer as diferenças entre determinados produtos químicos. Ele começou, então, a estudar a dificuldade de distinguir cores, incluindo as causas e os vários tipos de daltonismo. Seu trabalho culminou em um artigo que publicou em 1794, no qual o cientista mostrou suas conclusões ao mundo. Dalton foi uma das primeiras pessoas a estudar a condição do daltonismo profundamente, e seu trabalho serviu como base para o estudo da doença desde então. É em sua homenagem, que o daltonismo se chama assim.

Meteorologia

Um dos interesses primordiais de Dalton era a meteorologia, ou seja, o estudo do tempo e de como ele é criado. A partir de 1787, Dalton começou a gravar observações meteorológicas diárias. Na época de sua morte, Dalton tinha reunido mais de 200.000 observações. Estas observações incluíam quais as condições que precediam mudanças climáticas e outras informações importantes. O cientista publicou um livro chamado "Observações Meteorológicas e Ensaios", em 1793. Este livro foi um dos primeiros textos de grande importância a discutir meteorologia em detalhes. O livro teve sucesso limitado na época, mas serviu como pedra angular para a compreensão e a promoção da ciência meteorológica.

Teoria atômica

Dalton tinha um grande interesse em gases e no modo como eram combinados. Sua observação, feita em 1803, de que "a pressão combinada dos gases é a soma de suas pressões" é chamada de "Lei de Dalton". O seu interesse em gases o levou a teorizar sobre a existência de pequenos blocos de construção que compõem a matéria. Ele chamou esses itens de "átomos", e a sua teoria consistia em quatro ideias: a matéria é feita de partículas minúsculas, que podemos chamar de átomos; cada átomo é indestrutível e imutável; elementos podem ser categorizados por sua massa atômica; e quando átomos combinam-se em elementos reagentes, o fazem em números inteiros. Essa teoria foi expandindo-se e mudando, desde a sua criação, até chegarmos à teoria atômica moderna, que levou os cientistas a mudar bastante a maneira de examinar o mundo. Toda essa evolução levou à criação da energia atômica e à criação da tabela periódica por Dmitri Mendeleyev .

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível