A importância das agências de classificação de risco

Escrito por kevin sandler | Traduzido por josé geraldo rabello petite
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância das agências de classificação de risco
As agências de classificação de crédito ajudam a avaliar os riscos (beaten gloves image by Rog999 from Fotolia.com)

As agências de classificação de crédito fornecem aos investidores e devedores informações importantes a respeito do risco de crédito de um indivíduo, empresa, agência ou até mesmo um governo soberano. Essas agências ajudam a medir os riscos quantitativos e qualitativos das entidades e permitem que os investidores tomem decisões melhores, se beneficiando das habilidades dos profissionais de avaliação de risco de crédito. A análise de risco quantitativo inclui a comparação de certos índices financeiros com referências de mercado e a análise qualitativa foca no caráter da gestão, e no ambiente legal, político e econômico em uma jurisdição.

Outras pessoas estão lendo

O desenvolvimento dos mercados financeiros

As agências de classificação de crédito ajudam a mensurar o risco para várias entidades e tornam mais fácil para os participantes do mercado financeiro avaliar e entender o risco das diversas partes envolvidas no processo de investimento. Os indivíduos podem receber classificações para terem acesso à cartões de crédito e outros empréstimos. As instituições podem contrair empréstimos facilmente de bancos, sem ter que passar pela avaliação lenta de cada emprestador. As corporações e governos também podem emitir títulos de sua dívida para atrair investidores, baseando-se no seu rating de crédito.

As agências de classificação de crédito ajudam a regular os mercados financeiros

As classificações de crédito fornecidas pelas agência mais populares, incluindo a Moddy, a Standard & Poor's e a Fitch, se tornaram referências na regulação dos mercados financeiros. As políticas legais requerem que certas instituições possuam títulos classificados como grau de investimento. Eles são classificados dessa forma com base na nota dada a eles por essas agência. Qualquer título com classificação maior do que BBB é considerando como investimento vinculado.

Estimativa dos prêmios de risco

As classificações de crédito fornecidas por essas agências são usadas por vários bancos e instituições financeiras na determinação do prêmio de risco que eles cobrarão em seus empréstimos e títulos. Uma classificação de crédito ruim implica em um prêmio de risco maior, com aumento na taxa de juros. Emissores com boas classificações de crédito conseguem arrecadar recursos a uma taxa de juros mais baixa.

Maior transparência nos mercados de crédito

Essas agências geram maior eficiência nos mercados de crédito e permitem maior transparência nas negociações. As classificações ajudam a monitorar a solidez dos tomadores através de um conjunto de regras bem definidas.

Padronização do processo e avaliação

A maioria das agências de crédito usam a sua própria metodologia para determinar as classificações, mas uma vez que existem apenas algumas agências populares, há uma grande padronização nesse processo. As classificações de diferentes tomadores podem ser comparadas usando informações fornecidas por uma agência e a solicitação pode ser facilmente decidida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível