A importância das atividades com jogos de mesa na sala de aula

Escrito por alice drinkworth | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância das atividades com jogos de mesa na sala de aula
Atividades com jogos de mesa como, por exemplo, promovem uma ótima capacidade de desenvolvimento motor e das habilidades da linguagem e da matemática (drawing image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Uma aprendizagem ativa coloca o aprendizado nas mãos da criança. As atividades usando jogos de mesa fazem com que os mais pequenos se mantenham ocupados. Elas são uma ferramenta importante para o aprendizado na sala de aula, especialmente, em crianças nas idades pré-escolar e jardim de infância.

Outras pessoas estão lendo

Exploração

As crianças mais pequenas costumam se interessar por saber como as coisas funcionam. Elas gostam de desmontar e voltar a colocar, além de misturar para ver os resultados obtidos. Elas percebem as sensações, a cor e peso dos objetos. Essa é a idade certa para explorar. Usando os jogos de mesa, essas atividades são ideais para desenvolverem as suas imaginações. Coloque tigelas com água, colheres e copos pequenos. Desafie as crianças a passar a água da tigela para o copo com a ajuda da colher. Fale sobre as propriedades da água e de outros líquidos. Adicione cubos de gelo ou outros objetos na água e veja se eles flutuam.

Boas capacidades motoras

Atividades usando jogos de mesa são perfeitas no desenvolvimento de habilidades motoras. Ser capaz de segurar um lápis e escrever durante várias horas por dia é vital para que a criança consiga progredir na escola. Trabalhar essas habilidades motoras desenvolve os músculos. Faça atividades de corte e colagem. Deixe as crianças cortarem formas com a tesoura, em duas ou três peças e, em seguida, elas devem colá-las juntas numa folha de papel. Muitas crianças do jardim de infância são incapazes de segurar na tesoura, uma vez que essa tarefa exige força considerável no dedo e uma boa coordenação de movimentos.

Habilidades matemáticas

As crianças aprendem as relações espaciais e as habilidades matemáticas básicas fazendo atividades com jogos de mesa na sala de aula. Peça que elas contem objetos. Tire alguns de fora e peça que eles contem novamente. Pergunte-lhes com quantos ficam se adicionarem mais um objeto. Blocos de construção são excelentes ferramentas de ensino. Construa blocos em forma de pirâmide e, em seguida, peça à criança que construa uma como aquela. Tente fazer uma escada com os blocos de construção.

Habilidades de linguagem/pré-leitura

Traçar letras ou encontrar padrões são pré-habilidades de leitura para as crianças. As atividades usando jogos de mesa também exigem que a criança ouça e siga as instruções. Essas são habilidades importantes para ajudar uma criança a entrar na escola primária. As atividades de mesa permitem que as crianças demonstrem o que podem fazer. As crianças ficam contentes quando podem partilhar seus resultados. Você pode fazer um jogo em pares como, por exemplo, o de passar uma folha de papel. Dê a cada criança uma folha de papel. Faça-a escrever o seu nome e vire o papel. Dê às crianças um ou dois minutos para começarem a desenhar algo no lado oposto da folha. Quando o tempo terminar, elas devem passar a folha para quem tiver à sua esquerda. Elas têm agora um ou dois minutos para desenhar algo no papel que receberam. Continue até todas as crianças terem a folha de papel com o seu nome. Incentive-as a comentar os desenhos que fizeram.

Interação social

Essas atividades de mesa geralmente são realizadas com os alunos em grupos. As crianças, em seus grupos, circulam entre os trabalhos. Isso dá tempo para as crianças fazerem as atividades em grupos menores na sala de aula. As atividades com jogos de mesa envolvem uma interação cara a cara com o professor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível